A Universal Robots (Dinamarca), que tem unidade brasileira em Barueri (SP), divulgou um estudo de caso mostrando como a sua integradora francesa certificada TD Conception implementou, recentemente, uma célula de automação com robôs colaborativos (cobots) na processadora de aços Stival (Saint-André-des-Eaux, França) para automatizar a furação e o chanframento de chapas metálicas.

 

A solução foi adotada para substituir processos manuais repetitivos na fabricação de peças para protetores de tablets, visando aumentar a produtividade e eliminar lesões por esforços repetitivos nos operadores. Ao integrar a tecnologia diretamente na linha de produção, a empresa conseguiu viabilizar uma operação quase autônoma e ininterrupta, garantindo a indexação e a repetibilidade necessárias para as etapas subsequentes de dobramento.

 

O desafio técnico do projeto foi a precisão exigida para o manuseio de peças pesadas em equipamentos para furação (foto), uma tarefa antes executada por operadores expostos a riscos de acidentes e fadiga. A TD Conception utilizou seu know-how em robótica colaborativa para configurar o braço robótico de forma que ele execute o posicionamento exato da peça na ferramenta de usinagem. A transição para o sistema automatizado resolveu problemas críticos de precisão dimensional, assegurando que cada chanfro atenda aos rigorosos padrões exigidos para a conformação posterior em outras células robóticas da empresa.

 

Como resultado, a Stival registrou ganhos significativos de eficiência produtiva e uma melhoria direta no ambiente de trabalho, permitindo que a mão de obra humana fosse realocada para funções de maior valor agregado. A integração em tempo recorde demonstra a viabilidade de sistemas cobóticos em pequenas e médias empresas de estamparia e usinagem, nas quais a flexibilidade e o rápido retorno sobre o investimento são essenciais para a competitividade fabril.

 

Imagem: Universal Robots


 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Leia também:

 

Corte a laser com chanframento integrado


Soldagem e corte integrados


 

 



Mais Notícias PI



Parceria internacional integra IA ao processamento de chapas

A cooperação entre a Trumpf e o centro de inovação alemão IPAI vai acelerar a aplicação de soluções de IA no trabalho com chapas metálicas, com maior agilidade para a execução de testes operacionais.

21/08/2026


Como usar inteligência artificial nas pequenas e médias indústrias

SENAI passa a oferecer cursos que promovem a ampla adoção de recursos de inteligência artificial (IA) no setor metal mecânico. Confira também os primeiros passos para quem quer se familiarizar com esses sistemas.

10/08/2026


Estampagem de ligas de titânio. Temperatura moderada torna o processo mais viável.

Método desenvolvido por instituto austríaco testa a estampagem a temperaturas abaixo de 500°C, com o uso de ferramentas convencionais de aço para trabalho a quente e eliminando etapas de tratamento térmico.

10/08/2026