A Carpet America Recovery Effort (CARE), instituição que promove soluções para a reciclagem e reutilização de carpetes pós-consumo, anunciou o desenvolvimento do Carpet Tell, um dispositivo que identifica todas as fibras e misturas de fibras usadas na fabricação de carpetes, tornando possível a triagem rápida e precisa para a reciclagem.

 

O aparelho foi projetado para auxiliar recicladores de carpetes pós-consumo, mas atende também as empresas que processam aparas pós-industriais e fabricantes de compostos de poliamida (PA).

 

Em comunicado de imprensa, a CARE informou que em 2021 a instituição iniciou a busca por um substituto adequado para o aparelho identificador de fibras microPHAZIR, da Thermo Fisher, cuja produção havia sido descontinuada.

 

Assim, o veterano da indústria de carpetes Frank Endrenyi e a CARE iniciaram uma colaboração com a Matoha, uma empresa britânica que já possuía experiência com a tecnologia de identificação por infravermelho próximo para as indústrias têxtil e de plásticos.

 

Após uma avaliação da tecnologia da Matoha, o conselho da CARE destinou recursos para o redesenho ergonômico que otimizaria o dispositivo para as necessidades dos recicladores de carpetes, o que resultou no CarpeTell.

 

Identificação rápida

 

O CarpeTell executa a identificação quase instantânea (menos de 0,5 segundo) das fibras, aumentando a eficiência na triagem de todos os tipos/misturas de fibras de carpete produzidos pela indústria.

 

Fibras e misturas adicionais podem ser incluídas na biblioteca de identificação à medida que são lançadas no mercado. O CarpeTell é compacto e conta com uma bateria removível e recarregável com duração de dez horas ou mais, dependendo da intensidade de uso. Pesa apenas 340 gramas e possui uma empunhadura ergonômica do tipo pistola.

 

Conforme informações da CARE, o CarpeTell custa menos do que o seu antecessor, o microPhazir, e demanda uma pequena taxa mensal para atualizações de software e biblioteca.

 

Frank Endrenyi, da Marketing Collaborative LLC, que participou do desenvolvimento, é o distribuidor do CarpeTell e atende pelo e-mail AssetsUnlimited@gmail.com .

 

Imagem: CARE

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Pesquisa abre caminho para a reciclagem química do PET

 

Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

 



Mais Notícias PI



Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026


Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025