A Open Mind, fabricante alemã com subsidiária em Barueri (SP), apresentou as últimas funcionalidades do sistema hyperMILL durante a EMO Hannover, realizada no final de setembro, demonstrando ao vivo a produção de uma peça em alumínio de alta resistência, inspirada em componentes espaciais, utilizando torneamento e fresamento em um centro Mazak Integrex.

A demonstração destacou as tecnologias hyperMILL e fomentaram discussões sobre estratégias especializadas de usinagem e soluções como o hyperMILL Automation Center e a integração de duas tecnologias digitais por meio do hyperMILL Virtual Machining (imagem ao lado), que suportam tornos com os comandos Fanuc e Mitsubishi.

 

Durante o evento, a Open Mind também apresentou recursos recém-adicionados à versão atual: o algoritmo de fresamento redesenhado para maior eficiência de desbaste em 3D, particularmente em grandes avanços laterais e funções específicas para rebarbação, incluindo rebarbação automática de arestas selecionadas tanto em 5 eixos (com indexação automática) quanto em 3 eixos, além de uma estratégia para rebarbação em furos.

 

Em quatro estações de trabalho, os visitantes acompanharam as projeções das funcionalidades do hyperMILL e do sistema MES Hummingbird, enfatizando a integração entre CAD/CAM e gestão de produção digitalizada. A Open Mind posiciona o hyperMILL e o Hummingbird-MES como elementos essenciais para digitalização e integração de processos na produção conectada.

 

“Processos inteligentes, conectados e integrados continuam sendo fundamentais para nossos usuários, pois revelam o potencial de digitalização em economia de custos e tempo”, afirmou Claudio Jorio, Diretor de Vendas da Open Mind AG.


 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Leia também:


 

Sistemas de IA mais adaptáveis ao ambiente fabril


 

Digitalização de projetos e fabricação poderá se tornar mais acessível


 



Mais Notícias MM



Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025


Acabamento eletroquímico para peças de precisão

Fabricante de sistema de rebarbação eletroquímica integra o ultrassom ao processo, para obter componentes usinados ainda mais precisos.

01/12/2025


Ultrassom na usinagem. Menos desgaste e mais estabilidade no processo.

A tecnologia desenvolvida pela alemã VibroCut integra o ultrassom aos porta-ferramentas, cuja vibração potencializa o controle da formação de cavacos, a redução de desgaste e a estabilidade dos processos de usinagem.

17/11/2025