A Royos (Áustria) desenvolveu uma ferramenta para soldagem por fricção que torna possível a junção de metais e plásticos de forma totalmente automatizada. Denominado PSW, o método leva à obtenção de conjuntos que incorporam juntas soldadas resistentes e livres de poros, sem a necessidade de parafusos ou adesivos.
Operando em baixas temperaturas, com base na agitação do material polimérico na superfície do material metálico, a ferramenta promove a formação de juntas com resistência estrutural ao cisalhamento na faixa de 30 MPa, validada ciclicamente, o que traz uma nova perspectiva para o projeto de componentes híbridos.
A ferramenta possui interfaces padrão do tipo SK 40, SK 50, HSK63 e HSK100 para adaptação em máquinas CNC, executando juntas de topo (bastante comuns na soldagem de chapas metálicas e plásticos), juntas de sobreposição (para chapas metálicas e peças fundidas de alumínio) e juntas em T. Um vídeo disponível no portal da Royos mostra a junção de chapas de alumínio com uma placa de policarbonato e uma de poliamida.
A tecnologia tem o potencial de reduzir o peso de diferentes tipos de conjuntos, por tornar viável a junção de metais com materiais plásticos reforçados como a poliamida com fibra de vidro, cuja resistência é comparável à de alguns metais.
As estruturas que podem ser obtidas são usadas tipicamente na fabricação de aeronaves, carcaças de baterias ou componentes de precisão.
Mais informações podem ser obtidas via formulário de contato no site da Royos: https://royos.at/kontakt/
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Royos
Leia também:
Mais Notícias PI
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025