Foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Economia Circular (Ibec) o relatório “Economia circular como alavanca para a descarbonização do setor siderúrgico brasileiro”, que contou com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

A economia circular na cadeia produtiva de aços, a consolidação de processos produtivos amigáveis ao meio ambiente e a criação de modelos de negócios no setor estão entre os temas abordados no estudo. O objetivo é indicar oportunidades de negócios e sugerir o aprimoramento de boas práticas para a circularidade que já estão em curso nesta área como, por exemplo, a transformação de sucata em produtos e o aproveitamento de resíduos provenientes das operações industriais.
De acordo com o relatório, o setor siderúrgico é responsável por 8% a 10% das emissões globais de CO2. Este assunto faz parte dos tópicos que tratam das metas de descarbonização, bem como da combinação do desenvolvimento de tecnologias e das regulamentações. No levantamento também foi mencionada a importância da criação de demanda por produtos fabricados a partir do reaproveitamento de resíduos.
O trabalho realizado pelo Ibec consistiu na elaboração de uma matriz de descarbonização e maturidade circular, a qual pode ser utilizada para classificar a maturidade das ações do setor siderúrgico. Foram realizadas entrevistas com seis siderúrgicas, além de outras empresas, que somaram 11 organizações.
O download do relatório pode ser feito nesta página do Ibec.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Gráficos: Ibec/Divulgação.
Você também pode gostar:
Avaliação da exposição a fumos de soldagem e de seus efeitos
Incorporação de tecnologias e consolidação de acordos na linha de frente
Stuttgart vai sediar feiras simultâneas sobre corte, conformação e soldagem
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026