As alemãs Trumpf (Barueri, SP) e Siemens anunciaram uma parceria estratégica voltada para a produção industrial apoiada em tecnologia digital. O acordo alia o portfólio Xcelerator da Siemens à reconhecida experiência da Trumpf na construção de máquinas para o trabalho com chapas e tubos metálicos e software, com o objetivo de superar um dos principais obstáculos da produção moderna: a falta de integração eficiente entre os sistemas de tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (TO).
A iniciativa prevê o desenvolvimento de um conjunto de interfaces de TI abertas e interoperáveis, voltadas para favorecer redes integradas no ambiente fabril. O foco está em aprimorar as aplicações de in
teligência artificial (IA) externas ao controle de movimento e automação. Segundo o CEO da Siemens Digital Industries, Cedrik Neike, a transformação real em fábricas passa pela plena conexão digital entre máquinas, acelerando o fluxo de dados e decisões e tornando a produção capaz de responder rapidamente às mudanças do perfil de demanda.
Da esquerda para a direita: Tom Schneider (Trumpf), Stefanie Frank (Siemens AG), Cedrik Neike (Siemens AG). Stephan Mayer (Trumpf), Yürki Voss (Siemens AG), Till Küppers (Trumpf)
O diferencial da colaboração é a integração robusta de hardware, software e ferramentas digitais de ambos os fornecedores, com arquitetura de sistemas modulares e interfaces padronizadas. Isso permitirá que os fabricantes obtenham ganhos como:
Maior eficiência operacional, com dados fluindo em tempo real entre chão de fábrica e sistemas empresariais.
Redução de custos de engenharia e escalabilidade garantida por soluções abertas e modulares.
Plataforma preparada para IA, resultando em mais flexibilidade produtiva, melhor ritmo de lançamento ao mercado e operações alinhadas a critérios industriais contemporâneos.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Siemens AG
Leia também:
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025