As alemãs Trumpf (Barueri, SP) e Siemens anunciaram uma parceria estratégica voltada para a produção industrial apoiada em tecnologia digital. O acordo alia o portfólio Xcelerator da Siemens à reconhecida experiência da Trumpf na construção de máquinas para o trabalho com chapas e tubos metálicos e software, com o objetivo de superar um dos principais obstáculos da produção moderna: a falta de integração eficiente entre os sistemas de tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (TO).
A iniciativa prevê o desenvolvimento de um conjunto de interfaces de TI abertas e interoperáveis, voltadas para favorecer redes integradas no ambiente fabril. O foco está em aprimorar as aplicações de in
teligência artificial (IA) externas ao controle de movimento e automação. Segundo o CEO da Siemens Digital Industries, Cedrik Neike, a transformação real em fábricas passa pela plena conexão digital entre máquinas, acelerando o fluxo de dados e decisões e tornando a produção capaz de responder rapidamente às mudanças do perfil de demanda.
Da esquerda para a direita: Tom Schneider (Trumpf), Stefanie Frank (Siemens AG), Cedrik Neike (Siemens AG). Stephan Mayer (Trumpf), Yürki Voss (Siemens AG), Till Küppers (Trumpf)
O diferencial da colaboração é a integração robusta de hardware, software e ferramentas digitais de ambos os fornecedores, com arquitetura de sistemas modulares e interfaces padronizadas. Isso permitirá que os fabricantes obtenham ganhos como:
Maior eficiência operacional, com dados fluindo em tempo real entre chão de fábrica e sistemas empresariais.
Redução de custos de engenharia e escalabilidade garantida por soluções abertas e modulares.
Plataforma preparada para IA, resultando em mais flexibilidade produtiva, melhor ritmo de lançamento ao mercado e operações alinhadas a critérios industriais contemporâneos.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Siemens AG
Leia também:
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026