A BLM (Itália), com filial brasileira em Guarulhos (SP), anunciou novas linhas de máquinas para corte, dobramento e soldagem de chapas e tubos no evento interno “Inova 2025”, que está sendo realizado desde 24 de setembro, seguindo até 8 de outubro, na sua sede em Levico Terme.
A empresa está apresentando desde células de trabalho totalmente integradas, criadas para otimizar processos produtivos, até os recentes avanços em corte e soldagem a laser de chapas, passando por sistemas avançados de troca de ferramentas para curvamento criados para simplificar e acelerar etapas operacionais.
O tema central do evento é “Turn on the light” (acenda as luzes), uma mensagem simbólica que expressa a proposta de iluminar o futuro com soluções produtivas mais inteligentes e sustentáveis.
Alguns dos destaques do Innova 2025 são:
LTX e LT6
Uma nova linha de máquinas da série Lasertube que alia alta tecnologia a preços mais acessíveis. Os modelos foram desenvolvidos para pequenos usuários, com foco na facilidade de uso e ergonomia por meio de ajustes automáticos e diversas funcionalidades pensadas para tornar o trabalho do operador mais ágil e eficiente. Disponíveis nas versões 2D (linha LTX) e 3D (linha LT6, que pode ser vista na imagem ao lado).
LT14 Fiber
Nova máquina a laser de fibra da linha Lasertube para tubos e perfis de grande porte, com fonte laser de fibra tripla, que distribui a potência entre o núcleo e os anéis externos
(beamshaping), assegurando cortes de alta qualidade mesmo em materiais de elevada
espessura, tanto em alumínio de alta refletividade quanto em aço estrutural.
E‐Turn63
A mais recente curvadora da empresa, que amplia a capacidade de curvamento à direita e à esquerda, para em tubos de grande diâmetro, espessura e materiais de alta resistência. É equipada com o software VGPNext, que oferece flexibilidade para garantir a primeira peça correta em cada troca de produção. Pode ser fornecida com sistema automático de carregamento e robô de carga/descarga.
LS9
A linha de corte a laser para chapas da BLM se expandiu com a nova LS9, uma máquina de alto desempenho com motores lineares capazes de alcançar aceleração X/Y de até 3,5 g. A LS9 conta com o sistema de ajuste automático dos parâmetros de operação Active Tools, oferecendo melhores resultados em menor tempo, independentemente da experiência do operador. Opera com sistema automático de carregamento e descarregamento.
LT‐Free
Sistema de corte a laser de cinco eixos para trabalhar peças tridimensionais a partir de chapas estampadas, além de tubos curvados e hidroformados. A LT‐Free é configurável conforme as necessidades produtivas e conta com o novo software de programação ArGo, além dos recursos de automatização do Active Tools, marcação, geometria paramétrica e possibilidade de editar o programa da peça diretamente na máquina.
LW‐S
Célula robotizada de soldagem a laser recentemente desenvolvida pelo Grupo, capaz de soldar com precisão e repetibilidade uma ampla gama de materiais, dispensando acabamento posterior. No evento, a máquina fará parte de um processo produtivo automatizado mais amplo, integrando diferentes tecnologias.
Plug & Bend
Uma opção de maquinário para curvamento de tubos que elimina ajustes durante a troca de ferramentas. As curvadoras equipadas com esse sistema possuem dispositivos de acoplamento rápido para ferramentas de raio fixo ou variável.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: BLM Group
Leia também:
Microstep investe em inovação e tecnologia para máquinas de corte
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026