A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD, com unidade fabril em Camaçari (BA), anunciou a meta de alcançar mais de 50% de nacionalização de peças até 2027. Em webinar realizado com associados da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a empresa lançou a campanha “BYD quer conhecer você”, com o objetivo de selecionar fornecedores brasileiros e desenvolver uma cadeia local de suprimentos para a fábrica em Camaçari (BA). Participaram do encontro (foto) Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças; Tyler Li, presidente da BYD Brasil, e Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e diretor comercial e de marketing da BYD Auto Brasil.

 

A relação apresentada às duas entidades conta com centenas de demandas diretas e indiretas, contemplando componentes essenciais como para-choques, pneus e baterias, muitos dos quais incluem componentes metálicos obtidos por fabricação mecânica. A lista completa de peças será disponibilizada em breve aos associados do Sindipeças e da Abipeças. A Continental Pneus, de Camaçari, vizinha à fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada.

 

Além dos detalhes sobre a lista de partes e peças, a BYD apresentou um conjunto de incentivos fiscais para seus futuros fornecedores no Estado da Bahia, com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva local.

 

Em 2025, a BYD comercializou oito de cada dez veículos elétricos e três de cada dez híbridos no Brasil. As metas de crescimento no mercado brasileiro incluem fortes investimentos na ampliação da presença em todo o território nacional.

 

A empresa já tem quase 190 concessionárias e o objetivo da marca é alcançar mais de 200 já nas próximas semanas – um movimento que reforça o compromisso da BYD em estar cada vez mais próxima do consumidor brasileiro.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

 

Fonte: assessoria de imprensa BYD / Imagem: BYD

 

 

 

Leia também:

 

Mobilidade elétrica será o foco de centro de pesquisas na Bahia

 

Parceria entre Bystronic e SSAB vai aprimorar processamento de novos aços

 


 

 



Mais Notícias PI



Pesquisa da Anfavea aponta alta do emplacamento de veículos eletrificados

Balanço atualizado do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento do índice de emplacamento de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, sendo 35% deles produzidos no Brasil, movimentando o setor metal mecânico local.

09/02/2026


Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026