A MEAF Machines (Holanda) vai apresentar duas novas séries de máquinas baseadas em sua tecnologia patenteada Xtender, projetadas para otimizar o processamento de materiais reciclados. O modelo MDX-IV, cujo protótipo estará em exibição, atua no aumento da viscosidade intrínseca (VI) e na descontaminação do material poli(tereftalato de etileno) reciclado (rPET), sendo indicada para setores como embalagens, reciclagem e produção de filmes e chapas.
A MDX-IV converte o rPET de baixa VI em um material de melhor qualidade, o que atende às metas da União Europeia constantes do Regulamento de Embalagens e Resíduos (PPWR), que exige até 2030 o mínimo de 30% de conteúdo reciclado em embalagens PET.
Outro destaque da MEAF será a máquina MDX-DEO, dedicada à descontaminação e desodorização de termoplásticos reciclados como PP, PE e PS, atendendo mercados restritos por exigências relacionadas a odores e compostos voláteis, tais como revestimentos para carpetes e interior automotivo. A máquina amplia a possibilidade de uso de fluxos de materiais reciclados de qualidade inferior, promovendo maior flexibilidade na reciclagem e atendendo segmentos que ainda enfrentam limitações na incorporação de conteúdo reciclado.
Essas soluções são essenciais para produtores que enfrentam o desafio de manter a qualidade dos produtos reciclados, ao mesmo tempo em que atendem políticas públicas rigorosas e a crescente pressão por sustentabilidade ambiental nos processos industriais.
As máquinas MDX-IV e MDX-DEO podem ser instaladas em extrusoras de rosca simples e dupla e estarão disponíveis para clientes em todo o mundo a partir do quarto trimestre deste ano.
Na K2025, a MEAF estará disponível no Pavilhão 17, Estande A22. Os desafios da indústria de plásticos em cena na K estão entre os temas abordados no hub de informações sobre a feira no nosso portal.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: MEAF
Leia também:
Mais Notícias PI
Aspectos como reologia, propriedades mecânicas e de cor podem ser melhorados com o uso do pacote de aditivos da Adeka.
26/08/2025
Estudo divulgado esta semana na II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento aponta os custos de uma iniciativa nacional para o gerenciamento eficiente de resíduos sólidos.
26/08/2025
A empresa adotou diretrizes de reciclagem de poli(cloreto de vinila) (PVC) e poliuretano (PU) proveniente de processos produtivos, material que passou a ser triturado em suas fábricas e reinserido na fabricação de calçados de segurança.
22/08/2025