A consultoria Market Research Future (EUA) divulgou um relatório com dados e projeções para o mercado global de máquinas fresadoras, que contempla o período de 2025 até 2034. A projeção é de que o setor cresça dos US$ 80,13 bilhões em 2025 para US$ 126,47 bilhões até 2034, apresentando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 5,20% durante o período previsto (2025-2034).
A crescente necessidade de usinagem de precisão em setores como automotivo, aeroespacial e eletrônico, aliada à tendência de customização e prototipagem na indústria de manufatura, são fatores que impulsionarão as vendas desse tipo de maquinário.
A fabricação por fresamento permite a personalização de produtos em grandes quantidades, atendendo necessidades de projeto para obtenção de produtos customizados, mas incorporando avanços em termos de tecnologia, a exemplo de integração com sistemas de automação e recursos de digitalização típicos da indústria 4.0.
O estudo traz detalhes sobre a segmentação do mercado de fresadoras com base no produto a ser fabricado, abrangendo as categorias horizontal e vertical. Esta última domina as projeções de vendas, respondendo por 58% da receita (39,9 bilhões), na análise do período de 2022 e na projeção para 2032.
Os segmentos de mercado analisados foram o automotivo, de máquinas em geral, engenharia de precisão e máquinas de transporte, entre outros. O setor automotivo será responsável por 58% da demanda, de acordo com o estudo, com destaque para a crescente necessidade de peças de precisão e de alta qualidade.
Desenvolvimento tecnológico
Para o preparo do estudo foram ouvidas as empresas Datron Dynamics Inc., Yamazaki Mazak Corporation, Amera-Seiki Corporation, Hass Automation Inc., Anderson Europe GMBH, Hurco Companies Inc., EMCO Group, Okuma Corporation, Buhler Group, CPM Roskamp Champion, ANDRITZ Group e Sprout Waldron & Company.
Os principais fabricantes de fresadoras estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para expandir a aperfeiçoar as suas linhas de produtos, realizando fusões estratégicas e desenvolvimento de mercado em cooperação com parceiros.
Além dos recursos de digitalização que estão sendo incorporados às máquinas, a necessidade de execução de fresamento de compósitos, além dos metais, impulsiona o desenvolvimento tecnológico. Esforços pelo aumento da produtividade das máquinas também estão na pauta dos desenvolvedores desse tipo de máquina.
Os principais países estudados para a elaboração do relatório foram Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, China, Japão, Índia, Coreia do Sul e Brasil. Amostras gratuitas do estudo podem ser solicitadas aqui.
Procura fornecedores de fresadoras? Consulte o guia de fresadoras da Máquinas e Metais.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Freepik / Market Research Future
Leia também:
Fusão de 15 marcas cria conglomerado suíço de máquinas-ferramenta
Mais Notícias PI
A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.
08/09/2025
A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.
25/08/2025
Desenvolvido por instituto de pesquisa alemão, em parceria com empresas, o novo robô incorpora tecnologias inovadoras de acionamento e uma estrutura mecânica otimizada, capaz de compensar erros dinâmicos e amortecer vibrações.
28/07/2025