O grupo alemão Schröder, fabricante de prensas dobradeiras para chapas metálicas, incorporou às suas linhas EVO Center e MAK 4 Evolution UD o mecanismo AHS de manipulação, que pode ser integrado em sistemas de automação, executando a movimentação precisa, mesmo em opera
ção contínua e com chapas metálicas pesadas.
A tecnologia de parada com mesa giratória e placa com pontos de sucção (foto à direita) foi redesenhada para executar processos mais confiáveis e tempos de ciclo mais curtos, favorecidos pela cinemática otimizada que permite um posicionamento mais preciso, mesmo com peças de trabalho pesando até 236 kg.
A mesa giratória é ajustável para diferentes tamanhos de componentes. O menor formato de chapa que o AHS pode manipular é de 360 × 360 mm, e o maior é de 3.700 × 1.500 mm. O AHS possui ainda um sistema de câmeras para medição do contorno das chapas.
Uma outra opção de mecanismo de parada são as garras, indicadas quando a parada da placa por sucção não funciona, como no caso de chapas perfuradas ou quando uma área longa a ser dobrada cria um efeito de alavanca em chapas muito pesadas.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Schroeder
Leia também:
Trumpf traz ao mercado nova geração de lasers
Cloos expande possibilidade de integração na soldagem a arco automatizada
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026