A Gühring Brasil (Salto, SP) anunciou a chegada ao mercado brasileiro do Sistema de Furação Modular BT 800, uma broca modular com ponta intercambiável e corpo de aço, desenvolvida pela matriz alemã Gühring KG. O lançamento faz parte de uma ação internacional coordenada da empresa, com foco em inovação, eficiência produtiva e redução de custos no setor de usinagem.
 


A BT 800 é caracterizada pela alta resistência ao desgaste e pela reutilização do corpo da ferramenta (feito em aço), o que permite a substituição das pontas de metal duro após o seu desgaste. De acordo com o especialista de desenvolvimento de produtos Neider Soares, da Gühring Brasil, já foram registrados casos em que a vida útil da ferramenta foi aumentada em 50%, em relação às brocas modulares convencionais, com ganhos diretos de produtividade.

 

Com montagem simplificada, sem parafusos e acessórios, a ferramenta permite o uso de diferentes pontas de metal duro em um único corpo de aço, o que facilita a adaptação a diversos materiais e requisitos de usinagem.

 

A BT 800 é fornecida com diâmetros que variam de 10 a 26 mm e comprimentos de 3xD e 5xD. A partir de 14 mm de diâmetro, representa uma opção mais econômica do que as brocas inteiriças de metal duro. “Isso porque, a durabilidade da linha BT 800 é altíssima e a substituição da ponta reduz os custos operacionais, contribuindo para o uso mais racional de recursos”, explicou Neider.

Com geometria de corte otimizada, a BT 800 proporciona furação de alto desempenho, com forças de avanço reduzidas e maior estabilidade no processo. A Gühring planeja expandir o portfólio da linha com as versões 1,5xD, 8xD e 12xD.


___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

 

Leia também:

 


Manufatura aditiva nas ferramentarias é aposta da SKA



Ferramenta para torno suíço


 



Mais Notícias PI



Pesquisa em fundição de aço abre caminho para componentes mais seguros

Instituições de pesquisa europeias avançam na criação de uma liga de aço fundida a frio com uma combinação sem precedentes de resistência e ductilidade.

08/09/2025


Plasma pode ser usado no corte de canais de alimentação de peças fundidas

A retirada dos canais de alimentação de peças fundidas pode ser feita de forma mais rápida e segura com sistemas de corte a plasma.

28/07/2025


A usinagem auxiliada por ultrassom

O projeto VibroCut estuda a aplicação de ultrassom nos processos de furação como meio para reduzir o desgaste de ferramentas, a formação de rebarbas e a quebra de cavacos.

05/05/2025