A suíça WhizCut, desenvolvedora de ferramentas de precisão para tornos do tipo suíço, desenvolveu uma pastilha de corte denominada WhizTwin, projetada para reduzir o desperdício de material na usinagem de alta precisão.
A WhizTwin possui dupla aresta de corte, que permite operações mais estreitas, reduzindo a quantidade de material consumido por peça. Isso permite que o porta-ferramentas seja fixado em uma posição mais estável, reduzindo a instabilidade e as vibrações.
Confeccionadas em carbeto grau 7, extremamente duro, as ferramentas podem ser especificadas com quatro níveis de controle de cavaco. A empresa vai apresentar suas ferramentas na área de Sustentabilidade da EMO Hannover, que acontece em setembro, na Alemanha.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: WhizCut
Leia também:
O Uber da usinagem chega ao mercado
Mais Notícias MM
A tecnologia desenvolvida pela alemã VibroCut integra o ultrassom aos porta-ferramentas, cuja vibração potencializa o controle da formação de cavacos, a redução de desgaste e a estabilidade dos processos de usinagem.
17/11/2025
A Renishaw desenvolveu um sistema de medição que opera em dois modos, atendendo requisitos de empresas que processam grandes volumes seriados e também as que produzem pequenas séries de peças com geometrias variadas.
19/11/2025
A Iscar lançou uma nova linha de insertos de dupla face voltados para a composição de ferramentas destinadas ao fresamento de ligas de alta temperatura.
03/11/2025