Uma nova geração dos sistemas a laser de fibra TruFiber foi lançada pela alemã Trumpf durante a feira Laser World of Photonics, realizada em Munique, no mês de junho.
Os novos equipamentos foram projetados para aumentar a produtividade de diversos processos de fabricação,
incluindo a soldagem a laser de alta precisão, um requisito da fabricação de baterias para carros elétricos.
A nova geração de lasers possui óptica programável e tecnologia de sensores, com potências que variam de 500 W a 50 kW. Já está integrada a todo o portfólio de tecnologias da Trumpf, que inclui máquinas, controles, sistemas de direcionamento do feixe, óptica de processamento, sensores e mecanismos de resfriamento coordenados de modo a favorecer o desempenho dos equipamentos em termos de precisão, eficiência e facilidade de operação. Estará disponível para o mercado mundial, com o design modular característico dos equipamentos da empresa, que permite aos técnicos trocar peças rapidamente.

O TruFiber possui um sistema de controle de potência que garante repetibilidade na soldagem, especialmente no caso do cobre. Com sensores integrados, é possível monitorar o laser à distância e evitar erros durante o processo. A tela de comando é simples e intuitiva, como a de um celular.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Trumpf
Leia também:
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025
Nova linha de sistemas de dobramento com robô colaborativo promove a manufatura autônoma e a adaptação às novas exigências da produção.
13/10/2025