A holandesa Teqram lançou um novo modelo de equipamento para movimentação de
chapas com capacidade de carga de 5 toneladas. O EasyFlipper é um virador hidráulico desenvolvido para proporcionar o giro de chapas e placas metálicas de grandes dimensões destinadas a operações de corte por plasma, laser ou oxicorte.
O equipamento substitui guindastes e grampos normalmente utilizados com esta finalidade, evitando danos à superfície das chapas. Pode também ser utilizado como estação de trabalho para tarefas como remoção de escória e lixamento.
As dimensões da mesa são de 1.200 x 800 mm, e ela pode ser composta com tapetes de borracha ou escovas, para evitar danos à superfície das chapas. Montadas sequencialmente, de forma modular, as estações comportam chapas de até 12 metros de comprimento (foto à esquerda).
A Teqram desenvolve ainda sistemas de automação e robótica industrial para empresas que trabalham com chapas metálicas, incluindo robôs integrados a sistemas de visão para uso em tarefas como remoção de escória, rebarbação e jateamento de peças.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Teqram
Leia também:
Eletrodeposição catódica de forma modular
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025