Fornecedora de sistemas completos de pintura, a Dürr (São Paulo, SP) expandiu seu sistema de pré-tratamento modular EcoProWet EC para incluir recursos de revestimento de superfícies por eletrodeposição catódica.
Com projeto compacto, o sistema úmido é ideal para capacidades pequenas e médias de produção, de até 30
unidades por hora. Na pintura de veículos, o pré-tratamento ainda é uma das etapas mais intensivas do processo em termos de espaço devido aos grandes tanques necessários para limpeza básica e para a eletrodeposição catódica, projetados para acomodar as maiores dimensões de carroceria de automóvel e os mais longos tempos de processo.
Após o pré-tratamento, as carrocerias são transportadas para o sistema de eletrodeposição catódica, que deposita uma camada de tinta eletroforética de forma ininterrupta nas superfícies das carrocerias, fornecendo proteção anticorrosiva e servindo como uma base adesiva para o futuro acabamento.
Contrastando com sistemas tradicionais, o EcoProWet é escalável e define novos padrões em termos de requisitos de espaço. O projeto conta com cubas compactas individuais, em vez de sistemas contínuos. Duas torres pendulares controladas de forma independente elevam as carrocerias dos automóveis dos transportadores transversais e os direcionam para o banho. Com um ângulo de imersão de até 60 graus, as montadoras podem personalizar o processo de imersão para diferentes modelos. Cada tanque de imersão pode trabalhar com até dez unidades por hora. Durante a imersão de três a cinco minutos, a tinta é energizada, formando uma camada fina e uniforme na superfície da carroceria.
O sistema EcoProWet é indicado para capacidades pequenas e médias de produção. Seu projeto modular permite a expansão para até 30 unidades por hora. Assim, fabricantes automotivos podem ampliar o sistema de acordo com suas necessidades de produção, reduzindo custos operacionais.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Dürr
Leia também:
Valmet traz máquina de gravação a laser para as Américas
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026