A belga Syensqo (Itatiba, SP) anunciou avanços na reciclagem mecânica de embalagens multicamadas de alimentos contendo em sua estrutura o poli(cloreto de vinilideno, PVDC) Ixan (marca registrada da empresa) polietileno (PE) e acetato de vinila (EVA).
O PVD
C é bem conhecido por suas propriedades de barreira ao oxigênio e ao vapor de água, características importantes para embalagens de alimentos. Sua reciclabilidade, porém, ainda não havia sido comprovada.
Os testes foram realizados com embalagens de carne de alta barreira, usando filmes multicamadas com a estrutura de PE/EVA/Ixan/EVA/PE. Os resultados provaram que esse material pode ser efetivamente reciclado e reconvertido em matéria-prima para outras aplicações dentro de um fluxo de resíduos baseado em polietileno (PE).
Os testes foram conduzidos em conformidade com a EN 13430, norma que define os requisitos para reciclagem de materiais de embalagem na Europa. As estruturas multicamadas do PVDC Ixan passaram em todos os testes sem apresentar problemas críticos na moagem, lavagem/secagem, extrusão/peletização e moldagem por injeção a 220 °C, processo que pode dar origem a objetos como vasos de flores, paletes, bancos, entre outros.
Foi possível concluir também que as estruturas de filme usando o PVDC Ixan são totalmente compatíveis com a reciclagem mecânica de PE, dispensando a adição de estabilizadores.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: Syensqo
Você pode se interessar por:
Cooperação para a produção de filmes com resina reciclada
#reciclagemdePVDC
#reciclagemmecânica
Mais Notícias PI
A Escola LF vai realizar um curso sobre operação de máquinas injetoras que terá formato presencial e on-line ao vivo.
20/01/2026
A empresa gaúcha adquiriu uma injetora chinesa e está otimizando seus processos produtivos, além da fabricação de moldes para injeção de plásticos. A implantação de uma matrizaria própria está nos planos.
20/01/2026
Foi divulgado pela ABM o prazo para submissão de trabalhos técnicos que poderão ser apresentados na ABM Week 10, que acontece em SP.
20/01/2026