A Dassault Systèmes lançou o Solidworks 2025, software em versão atualizada que traz novos recursos para desenvolvedores de peças plásticas, moldes, estampos e componentes fabricados por usinagem, por exemplo.

A empresa, com matriz na França e filial brasileira na cidade de São Paulo (SP), já está comercializando licenças para uso do novo software para modelamento 3D no Brasil.


Exemplo de modelamento 3D para desenvolvimento de peça fabricada com material plástico. Imagem: Dassault Systèmes

 

As novidades abrangem recursos atualizados que podem ser utilizados em aplicações em projetos de peças plásticas para veículos e máquinas industriais, utensílios domésticos, insertos de moldes, além de ferramentas para conformação e estampagem de metais, entre outros desenvolvimentos do setor de plásticos e o ramo metal mecânico.

 

Mario Belesi, diretor do Solidworks na América Latina, conversou com a reportagem da Plástico Industrial e comentou sobre os recursos de inteligência artificial (IA) que estão disponíveis no cluster de ferramentas do Solidworks 2025: “A inteligência artificial pode, por exemplo, propor detalhes técnicos que estão em desenvolvimento no projeto de moldes para plásticos, peças fabricadas com materiais plásticos e também fazer sugestões sobre simulações avançadas de processos envolvendo o uso de moldes”.

 

Conforme divulgado à imprensa, a versão atual do software traz recursos atualizados para aplicações que envolvem o uso de ferramentas de design Solidworks PDM, Simulation, Solidworks Electric Schematic, Electrical Schematic Designer e DraftSight.


 

A conexão com a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes também é um dos recursos proporcionados pelo Solidworks 2025. Neste sentido, os usuários podem operar em tempo real sistemas voltados para a otimização de tarefas em processos de modelamento 3D – modelamento de chanfros, criação de filetes e bordas, por exemplo –, simulação de operações, notificações sobre o andamento de trabalhos e compartilhamento de informações entre departamentos, além de outros recursos.  

 

Mario também comentou que os clientes podem optar pela aquisição de licença perpétua do software, locação de licença ou pelo uso das tecnologias disponíveis em nuvem. “Os modelos de negócios para uso da licença do Solidworks 2025 seguirão com essas opções e estamos investindo em parcerias com startups e instituições de pesquisa e ensino”, concluiu.

 

 

Novo fab lab no interior de SP 


Um laboratório voltado para aplicações do software Solidworks em projetos que envolverão empresas e instituições de pesquisa e ensino será inaugurado no interior de SP. De acordo com Mario Belesi, o início das atividades na nova unidade, situada no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos –, está previsto ainda para 2024.

 

O contato com a Dassault Systèmes pode ser feito pelo seu site e pelo telefone (11) 2348-9900. 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Continue acessando notícias do setor de plásticos

 

Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D

 

Indústria deve retomar as aquisições de impressoras 3D

 

Controle da qualidade de peças plásticas por gêmeo digital

 

#DassaultSystèmes #Solidworks2025 #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Moldes de material cerâmico em teste na Alemanha

Três empresas se uniram em um projeto que prevê a construção de um ferramental para o setor de plásticos em material cerâmico. Os resultados serão anunciados no início de 2025.

10/12/2024


Spray auxilia na digitalização precisa de peças

Revestimento permanece por quatro horas na superfície de peças a serem digitalizadas, que é o tempo necessário para o escaneamento. Ao final, sublima sem deixar vestígios ou contaminantes.

10/12/2024


Universidades alemãs criam centro pioneiro para pesquisa de estruturas leves

Três universidades técnicas alemãs estão lançando uma iniciativa conjunta para o desenvolvimento sustentável de estruturas leves baseadas no uso de materiais plásticos.

03/12/2024