Os processos de união como soldagem e colagem podem produzir conexões fortes e duráveis, mas isso só é possível se as áreas de superfície correspondentes estiverem muito limpas e, principalmente, livres de resíduos orgânicos. Uma resposta para este desafio técnico foi criada pelo Instituto Fraunhofer de Técnicas de Medição Física (IPM), na Alemanha. Pesquisadores da instituição desenvolveram um escâner que detecta contaminações e inspeciona grandes áreas, de forma completa e totalmente automática.

 

Contaminantes presentes em superfícies de componentes metálicos, tais como resíduos de lubrificantes ou agentes de desmoldagem, podem prejudicar etapas posteriores do processo de produção. A soldagem, a colagem e a vedação, em particular, são altamente sensíveis à contaminação orgânica. Os escâneres a laser do Fraunhofer IPM, denominados F-scanner, usam tecnologia de medição de fluorescência para verificar a limpeza dessas superfícies. “Recentemente, desenvolvemos sistemas F-scanner especiais para duas aplicações muito diferentes e os introduzimos nos processos de produção dos clientes”, informou Alexander Blättermann, gerente do Grupo de Análise Óptica de Superfícies (Optical Surface Analytics Group) no Fraunhofer IPM.

 

Substâncias orgânicas fluorescem sob a luz do laser e isso faz com que o F-scanner detecte até a menor contaminação, rastreando toda a superfície do componente em questão de segundos.

 

O F-Scanner permite a inspeção total da superfície dos componentes antes da soldagem, e a decisão sobre se um componente é aceitável ou não é feita automaticamente pelo algoritmo do sistema com base em critérios específicos da aplicação. Isso garante a qualidade dos pontos de solda e, portanto, a confiabilidade de longo prazo dos componentes. O sistema já está em uso em um fornecedor automotivo alemão e deve ser implementado em vários clientes no próximo ano.

 

Os sistemas de inspeção são especialmente projetados para uso em ambientes de produção e têm um invólucro modular, à prova de poeira e respingos, com resfriamento ativo. Junto com a calibração automática, isso garante a máxima estabilidade e qualidade de dados, bem como manutenção e tempo de inatividade mínimos para os sistemas. A integração completa de vários escâners nas linhas de produção também é possível, desde que planejada em projetos de acompanhamento.

 

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Fraunhofer IPM

 

 

Leia também:

 

Realidade virtual mostra como agem os gases na soldagem

 

Soldagem e seus fundamentos são temas de livro

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias MM



Droz Robótica lança células robotizadas para soldagem

A empresa do Paraná opera sob o guarda-chuva do Grupo Cristófoli Biossegurança e integrou ao seu portfólio a linha de células robotizadas FAZ. As células contam com tecnologias desenvolvidas por companhias parceiras e são recomendadas para a fabricação de diferentes tipos de peças metálicas.

04/08/2025


Soldagem e corte integrados

Sistema combina recursos para a execução de soldagem e corte automatizadas, com recursos digitais baseados no uso de sensores inteligentes.

04/08/2025


Trumpf traz ao mercado nova geração de lasers

Empresa alemã apresentou sua nova geração de sistemas a laser de fibra durante feira de tecnologia na cidade de Munique.

21/07/2025