Pesquisas avançadas realizadas pelo CISSA – Centro Integrado de Segurança em Sistemas Avançados –, Centro de Competência Embrapii em Segurança Cibernética operado pelo CESAR, situado em Recife (PE), estão permitindo o aprimoramento de sistemas de inteligência para combater ameaças cibernéticas e para proteção e privacidade de dados, inclusive no ambiente industrial.


Os estudos abrangem a gestão de identidade e acesso, aspectos legais, éticos e comportamentais, assim como criptografia pós-quântica e segurança de inteligência artificial (IA).

 

O objetivo da instituição é otimizar tecnologias facilitadoras da produção e gestão de dados, alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0, as quais fazem parte da rotina do setor metalmecânico, por exemplo.


 

Os trabalhos seguem quatro linhas de pesquisa multidisciplinares:

 

 

 

 


 

“Nossa prioridade é antecipar os desafios da cibersegurança e não apenas reagir a eles, sendo essencial que nossa atuação seja holística. Avançamos em frentes técnicas cruciais como a criptografia pós-quântica e a segurança de modelos de IA, que são a base da proteção futura. Ao mesmo tempo, com a inteligência contra ameaças, criamos mecanismos para identificar riscos antes que se materializem, mas a tecnologia sozinha não é suficiente”, comentou Georgia Barbosa, gerente executiva do CISSA.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: CESAR/Divulgação.

 

Acesse mais informações sobre tecnologias digitais para a indústria:

 

Lantek terá novo recurso para processamento de chanfros

 

AutoForm renova sistema para desenvolvimento de ferramentas progressivas

 

Ferramenta de acesso remoto em versão industrial



Mais Notícias MM



Ferramenta de acesso remoto em versão industrial

Novo recurso do sistema TeamViewer foi desenvolvido para atender a demanda industrial de tecnologia operacional (TO) com mais segurança de dados.

24/11/2025


AutoForm renova sistema para desenvolvimento de ferramentas progressivas

Desenvolvedora alemã de software para fabricação a partir de chapas metálicas anunciou uma versão mais abrangente do sistema, além da complementação do seu portfólio, decorrente da compra da Stampack.

24/11/2025


Novo curso do Senai é voltado para as novas necessidades da indústria

Unidade do Senai que funciona dentro da Mercedes-Benz teve sua grade curricular totalmente adaptada às atuais necessidades da indústria, incluindo disciplinas relacionadas à digitalização e aspectos comportamentais da formação dos futuros profissionais.

10/11/2025