A fabricante global ESAB Corporation concluiu o processo de aquisição da brasileira Sumig (Caxias do Sul, RS), fabricante de produtos e equipamentos para soldagem. A empresa atua há mais de 40 anos, atendendo clientes ao redor do mundo, em setores como industrial, automotivo e agrícola.
A operação havia sido anunciada no início deste ano e vai resultar na integração da linha de produtos da Sumig ao portfólio da ESAB, com atuação global em soldagem, corte e controle de gases. "A robótica e a automação continuam impulsionando o crescimento e a produtividade na indústria de fabricação ao redor do mundo, e estamos entusiasmados em complementar nosso portfólio com a aquisição da Sumig", afirmou Olivier Biebuyck, Presidente de Tecnologia de Fabricação da ESAB Corporation (foto).
A ESAB (Elektriska Svetsnings-Aktiebolaget) foi fundada em 1904, na Suécia, pelo engenheiro Oscar Kjellberg, que inventou o primeiro eletrodo revestido. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa se expandiu rapidamente, especialmente na indústria naval, estabelecendo subsidiárias em locais estratégicos. A partir dos anos 1980, a empresa se consolidou globalmente por meio de aquisições, passando a ter sede nos Estados Unidos na década de 1990. Hoje opera em mais de 147 países, com 26 plantas de fabricação espalhadas por todo o mundo.
A ESAB atua há quase 70 anos operando na América do Sul, com operações e distribuição em mais de 10 países da região. Esta é a terceira aquisição que a empresa conclui na região somente este ano. As demais envolveram as empresas Sager S.A.S e Condor.
Imagem: ESAB
Leia também:
#ESAB
#Sumig
Mais Notícias MM
O Grupo United Grinding adquiriu a GF Machining Solutions e agora tem sob seu controle 15 marcas de máquinas destinadas a operações de usinagem. O novo grupo se chama United Machining Solutions e será apresentado ao público na próxima feira EMO, em Hannover, no mês de setembro.
14/07/2025
Desenvolvedora de sistemas CAM para usinagem e fabricante de máquinas vão aumentar a abrangência de sua parceria estratégica com o objetivo de promover a tecnologia CNC no setor metal mecânico.
11/07/2025
Aliança estratégica entre a Top Solid e a Holand fortalece a atuação regional da desenvolvedora de sistemas para o setor industrial.
11/07/2025