A alemã Emag, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu uma retificadora voltada especialmente para a produção de discos de freio com revestimento de metal duro. O modelo VLC 450 DG foi criado para atender a novas exigências relacionadas à emissão de partículas durante a frenagem dos automóveis com base em melhores propriedades de superfície dos seus componentes.

 

A máquina foi desenvolvida para atender aos altos requisitos da produção em lotes de discos de freio, cuja superfície de metal duro é bastante difícil de usinar. Seu projeto levou em conta os processos que antecedem a usinagem dos discos, a exemplo da fundição e da deposição de metal a laser, as quais influenciam a geometria e as propriedades do material, impondo importantes variáveis de entrada no processo de retificação.

 

As interações entre os processos de fabricação individuais são investigadas nos equipamentos de torneamento e deposição a laser de fabricação da própria Emag. A empresa apresentou ao mercado, em 2021, o seu modelo desse tipo de máquina, também criado especialmente para a produção de discos de freio (imagem ao lado).

 

Após três anos de testes bem-sucedidos, a primeira máquina de retificação de superfície dupla já processou milhares de discos de freio com uma ampla gama de geometrias e sistemas de revestimento.

 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


 

Imagens: Emag

 

 

Você também pode gostar de ler:

 

Combinação de recursos na fabricação de discos de freio

 

Fabricante de retificadoras lança nova versão de software

 

 

 

#Emag

#discosdefreio

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025