A Hypertherm Associates (Estados Unidos), que tem unidade brasileira em Guarulhos (SP), anunciou o lançamento do sistema de corte a plasma Hypertherm XPR460, adicionado à família XPR de equipamentos, que operam com a tecnologia de corte X-Definition, que visa à melhoria dos resultados e da vida útil dos consumíveis.
O novo equipamento foi concebido para combinar características como versatilidade, produtividade e precisão no corte, abrangendo uma variedade de espessuras e materiais metálicos, incluindo aço carbono, aço inoxidável e alumínio. É capaz de executar múltiplas tarefas com a tecnologia SureCut, que inclui o uso de um software para incorporar capacidades avançadas de corte e reduzir o número de intervenções do operador no processo. Pode também ser integrada a fluxos de trabalho robotizados.
De acordo com informações da Hypertherm, a velocidade de trabalho do equipamento aumentou em média 12% no corte de aço carbono de 50 mm de espessura; a capacidade de perfuração passou para até 64 mm e houve ainda um aumento de 12% na vida útil dos consumíveis em comparação ao sistema HPR400XD.
A máquina conta também com tecnologia para corte com argônio para perfuração estendida sem esforço e capacidade de início de borda em aço carbono e aço inoxidável espesso. Possui proteção contra erros, o que aumenta a vida útil dos consumíveis. Já a blindagem da tocha reduz o impacto de explosões de eletrodos que podem danificá-la durante o trabalho sob altos níveis de corrente.
_______________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Hypertherm
Notícais relacionadas:
Mais Notícias MM
Equipamento que combina gravação direta e indireta em peças metálicas conta com sistema de laser de alta potência, além de recursos para filtragem e contenção de partículas provenientes do processo.
25/04/2025
A radiação síncrotron está sendo usada por pesquisadores para observar aspectos do processo de soldagem em tempo real. Detalhes como movimentos na poça de fusão e defeitos podem ser vistos enquanto ainda estão em formação. As descobertas otimizam a produção de itens de microeletrônica, além de abrir caminho para o desenvolvimento de novos materiais.
25/04/2025
Desenvolvedora de máquinas para corte e curvamento de tubos, a BLM acaba de lançar um sistema CAM que leva em conta as características e necessidades típicas desse processo.
14/04/2025