A fabricante global de ferramentas CNC e retificadoras ANCA, com subsidiária brasileira em Sorocaba (SP), lançou o ToolRoom RN35, a versão mais recente do seu software de mesmo nome, voltado para operações de retificação.

A versão RN35 incorpora recursos avançados projetados para aumentar a produtividade e garantir qualidade consistente das ferramentas de corte de precisão.
Em comunicado de imprensa, a empresa informou que o novo sistema otimiza a taxa de avanço, prolongando a vida útil da ferramenta e promovendo uma redução do tempo de ciclo de até 20%. Os novos desenvolvimentos incluem ainda a integração de cálculos de taxa de remoção de material, permitindo que os fabricantes definam automaticamente parâmetros para taxas de remoção constantes.
O módulo de controle estatístico de processo (Statistical Process Control, SPC) foi aprimorado para gerar dados de análise estatística e avaliação das características das peças durante a fabricação de grandes volumes. Dentre os seus novos recursos estão o monitoramento de variações devido ao desgaste; a exibição gráfica dos dados de capacidade do processo e a análise do gráfico de tendências dos dados de desgaste do rebolo durante a reti
ficação em lote, com compensação automática posterior. O sistema também acessa automaticamente dados de histórico, mesclando-os com dados atuais para fins de análise. Relatórios de medições e estudos podem ser gerados nos formatos .pdf e .xls.
Já o módulo i3dg passou a efetuar a comparação mais rápida de ferramentas na máquina, permitindo a medição de recursos após alterações, para fins de validação contínua do processo.
Mais informações podem ser obtidas no site da Anca.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Anca
Leia também:
Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem
#retificação
#Anca
Mais Notícias MM
A Iscar lançou uma nova linha de insertos de dupla face voltados para a composição de ferramentas destinadas ao fresamento de ligas de alta temperatura.
03/11/2025
A Kennametal lançou uma linha de fresas para corte e rebarbação de materiais compósitos. O projeto das ranhuras foi concebido de forma a evitar o lascamento e a delaminação desses materiais.
03/11/2025
Grupo industrial brasileiro comercializa máquinas de usinagem pesada fabricadas por empresa espanhola.
20/10/2025