A Iscar, empresa israelense com filial brasileira no município de Vinhedo (SP), desenvolveu uma tecnologia que pode ser usada para acionar diretamente ferramentas de usinagem por meio do jato de refrigeração da máquina.

 

Trata-se dos fusos HSM impulsionados por refrigeração Spinjet (foto ao lado), uma série de dispositivos acoplados a uma bomba de alta pressão (20 a 70 bar).

 

Atualmente, as máquinas CNC estão sendo mais e mais fornecidas com sistemas de alta pressão para refrigeração pelo centro da ferramenta nas operações de usinagem. Para aproveitar a potência desse jato, empresas especializadas desenvolveram a nova tecnologia para acionar diretamente uma ferramenta de corte, que pode trabalhar a 80.000 rpm, contra 10.000 rpm em média, dos motores normais das máquinas. 

 

O novo dispositivo é montado diretamente no cone da máquina e possui em seu interior uma turbina, que é acionada pelo jato de refrigeração.

Estes novos cabeçotes têm sido apontados como uma solução ideal para uma ampla gama de aplicações de usinagem de semiacabamento e acabamento, tais como fresamento, furação, fresamento de roscas, gravação, chanframento/rebarbação e retificação radial fina. Entre suas vantagens, os fabricantes destacam a melhoria imediata do desempenho, do tempo de usinagem, da qualidade da superfície e da vida útil da ferramenta. Além disso, há ainda a economia de energia, pois o motor do eixo-árvore não precisa ser acionado.

 

Os usuários também podem monitorar em tempo real a rotação das ferramentas de usinagem a partir de um sensor montado em sua lateral, que fornece dados via rádio/bluetooth (foto ao lado). 

 

 

Vantagens na usinagem

 

A utilização dos fusos Spinjet proporciona vantagens como a redução do consumo de energia elétrica em linhas de usinagem, já que o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado.

 

O tempo de trabalho também pode ser reduzido, ao passo que podem ser obtidas peças com acabamento de alta qualidade, bem como aumento da vida útil de ferramentas. 

 

A Iscar pode ser contatada pelo telefone (19) 3826-7100. Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://www.iscar.com/eCatalog/MoreInfo.aspx?mapp=IT&fnum=4397&app=0&item=3355061&GFSTYP=M&isoD=-1.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Iscar/Divulgação.

 

Leia também:

 

Análise de fluido de corte orgânico à base de óleo de mamona aplicado à usinagem

 

Segurança e saúde no ambiente fabril

 

#Iscar #Spinjet #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

22/07/2024


Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Fabricante de retificadoras lança nova versão de software

A ANCA anunciou a nova versão de seu sistema de controle e monitoramento de ferramentas e operações de retificação.

04/07/2024