A Wisers (Piracicaba, SP) criou uma plataforma de gestão de ferramentas de usinagem e demais insumos industriais baseada em tecnologias de hardware, software, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, conhecidas também como facilitadoras da indústria 4.0. Embora reúna recursos de todas essas áreas, o sistema é bastante simples e interativo, tendo como objetivo facilitar e aumentar o controle sobre a armazenagem, o consumo e a liberação de ferramentas para a linha de produção. A empresa fez recentemente, durante a última edição da Feimec (foto ao lado), cerca de 350 apresentações do sistema.

 

 

Denominada Spinwiser, a plataforma é composta por uma placa mãe industrial 100% conectada, que responde a um programa em nuvem disponível ininterruptamente e acessível via computador ou aplicativo instalado em smartphone ou tablet. O software gerencia armários de estoque equipados com travas inteligentes e que permitem o controle individualizado de cada item armazenado, além de gerar requisições eletrônicas e fornecer informações sobre a disponibilidade de itens 24x7. Para efeito de controle, podem ser inseridos no aplicativo limites para requisição e liberação dos insumos, cuja movimentação pode ser mapeada por meio de relatórios emitidos sob confirmação da identidade do usuário (foto ao lado).

 

 

Carlos Bacci, diretor comercial da Wisers, explicou que o sistema é resultado do trabalho de engenheiros egressos da indústria metalmecânica, que vivenciaram na prática as dificuldades de controle do estoque de ferramentas e componentes pequenos e críticos, tais como brocas, fresas, insertos e parafusos.

 

Intuitivo, o sistema monitora ainda o desgaste das ferramentas, disponibilizando, por meio de QR Code, as informações sobre a sua vida útil, seja por percentual de utilização ou por número de ciclos trabalhados. O diretor explicou que este recurso permite ainda informar as causas do final da vida útil das ferramentas, que pode estar associado a fatores como reafiação, lascamento, quebra ou fissura por choque térmico.

 

A Wisers já conta com mais de cem máquinas instaladas no mercado, em clientes como Michelin, Grob, Compactor, Colgate e Polimold. Bacci informou que com o uso do sistema é possível reduzir, em média, em 40% o volume de componentes em estoque, mas já houve casos em que este índice chegou a 80%. No site da Spinwiser está disponível uma ferramenta para o cálculo da economia estimada com o uso do sistema, levando em conta informações como o consumo mensal de ferramentas, o tempo médio de troca, o total de máquinas em operação e o valor médio do estoque de ferramentas.

 

 

Os sócios Carlos Alberto Bacci, Marcos Contarini Junior e Ricardo Guimarães, durante a Feimec

 

 

 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


 

Imagens: Wisers

 

 

Leia também:

 

Monitoramento da produção para pequenas e médias empresas

 

Investimento de R$ 60 milhões em centro de cibersegurança brasileiro

 



Mais Notícias MM



Centro de usinagem vertical

Empresa gaúcha comercializa centro de usinagem vertical fabricado na China, que possui motor do spindle com potência de 15 kW.

25/08/2025


Gühring lança ferramenta de furação modular no Brasil

A fabricante de origem alemã ampliou o seu portfólio de produtos para o mercado brasileiro com o lançamento da ferramenta de furação modular BT 800, com vida útil 50% superior.

28/07/2025


Sistema para gerenciamento de ferramentas de usinagem

Empresa catarinense comercializa uma plataforma baseada em recursos digitais para a gestão de ferramentas de usinagem.

28/07/2025