O CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (PE) foi selecionado pela Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e o MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para atuar no desenvolvimento de estudos e sistemas voltados para a segurança cibernética na indústria de manufatura, o que também inclui o setor metalmecânico.

 

Assim foi estabelecido o Centro de Competência em Segurança Cibernética, que vai contar com investimento de R$ 60 milhões provenientes do Programa Prioritário (PPI) IoT/Manufatura 4.0 do MCTI, e cujos trabalhos a serem realizados poderão abranger o setor de usinagem e de manufatura aditiva (impressão 3D), entre outros. 

As pesquisas que serão conduzidas pelo grupo escolhido terão os temas “Gestão de identidade e acesso”, “Proteção e privacidade de dados”, “Inteligência para ameaças cibernéticas” e “Aspectos legais, éticos e comportamentais”. Também foi divulgado que a licença concedida ao Centro de Competência em Segurança Cibernética terá duração de 42 meses. 

 

O CEO do CESAR, Eduardo Peixoto, comemorou a recente conquista do centro e salientou a importância da cibersegurança: “A seleção do CESAR como uma das unidades gestoras do Centro de Competência Embrapii é um marco importante. Buscamos transformar os caminhos que unem pesquisa científica e produção de conhecimento, que precisa ser materializado para atender às demandas complexas que surgirão para a sociedade brasileira. A segurança cibernética é uma dessas demandas”.

 

O presidente da Embrapii, Francisco Saboya, comentou mais sobre este assunto: “Esse centro de competência consiste em uma infraestrutura robusta de segurança cibernética que poderá não apenas proteger os ativos de empresas, mas também promover a inovação e o crescimento sustentável, ao possibilitar que as organizações aproveitem ao máximo os benefícios da era digital”.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Vecstock, Freepik.

 

Mais notícias:

 

Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

 

Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

 

#Embrapii #MCTI #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Webinar da SolidCAM vai tratar da programação de centros de torneamento

Evento on-line vai tratar do uso de ferramentas digitais na programação, tendo em vista obter a maior produtividade possível dos centros de torneamento CNC.

21/06/2024


Sistema da Wisers gerencia a disponibilidade e monitora o desgaste de ferramentas

Empresa paulista desenvolveu uma plataforma baseada em recursos digitais para o gerenciamento de estoques de componentes críticos como as ferramentas para usinagem.

10/06/2024