A alemã Stadler, com unidade brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu um sistema automatizado para remoção de arames usados no enfardamento de materiais recicláveis, processando inclusive fardos com amarração cruzada.
O enfardamento com arame é essencial no setor de reciclagem, pois auxilia na coleta, transporte e manuseio de grandes quantidades de resíduos, mas também representa um risco para os operadores, pois as pontas dos arames podem causar ferimentos, visto que a sua remoção geralmente é feita de forma manual. O WireX automatiza totalmente o processo, liberando o material de uma única vez e aumentando a capacidade da linha de classificação de materiais de maneira segura.
O equipamento usa sistemas de detecção e medição por sensores para localizar os arames, removendo-os dos fardos com amarração simples ou cruzada em uma única passagem. A unidade de remoção dos arames é integrada a uma estrutura resistente a vibrações, feita de aço, que comporta fardos de dimensões padronizadas.
Os fardos são alimentados na máquina por um transportador independente diretamente para uma placa horizontal e depois para uma móvel vertical, que os empurra de forma guiada, mantendo-o na posição correta. Os sensores localizados acima do transportador de entrada, dentro da câmara e na aba garantem que o fardo seja posicionado com alta precisão.
Quando o fardo está na posição, ganchos são empurrados para dentro dele para fixar o arame para o corte. Assim que concluído, os ganchos são puxados para fora e os fios são enrolados por um mecanismo giratório e descarregados por um pequeno transportador integrado em um compartimento separado, prontos para a reciclagem.
A placa horizontal então se abre e o fardo cai em um transportador colocado abaixo da máquina, que alimentará o material no sistema de classificação.
O funcionamento do WireX pode ser conferir no vídeo abaixo:
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Stadler
Leia também:
Como o setor de reciclagem pode ajudar a reconstruir o RS
Mais Notícias MM
Um método não destrutivo que cruza resultados de diferentes ensaios detecta o conteúdo de material pós-consumo em produtos plásticos.
31/03/2026
Nova diretriz funciona como "norma-mãe" para garantir transparência e credibilidade na substituição de insumos fósseis na cadeia do plástico.
24/03/2026
Parceria da Clariant com a Borealis e o instituto SINTEF resultou na remoção de contaminantes de óleo de pirólise, convertendo quimicamente resíduos de difícil reciclagem em materiais de alta pureza com propriedades equivalentes às de poliolefinas virgens.
16/03/2026