A Schunk (Mauá, SP) criou um sistema de fixação de ponto zero mecânico com acionamento manual para operações de usinagem. Trata-se do Kontec GFD, integrado em pirâmides, torres e bases, que foi
apresentado durante a última edição da Feimec, em São Paulo (SP).
A fixação de dispositivos é feita com quatro pinos posicionados em um grid de 52 x 52 mm, cuja construção em duralumínio anodizado aumenta o rendimento e diminui o tempo de set up para a fixação de paletes e morsas.
A fixação múltipla para máquinas de cinco eixos permite a troca rápida de morsas, com repetibilidade menor que 0,005 mm. Com menos contornos a interferir no processo, o sistema de fixação possui força de tração de 15 kN e é compatível com equipamentos de diversos fabricantes.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Schunk
Leia também:
#Schunk
Mais Notícias MM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
As características de equipamentos de usinagem convencionais e os dotados de sistema CNC estão entre os temas tratados no livro.
10/12/2025
As pequenas e médias indústrias se consolidam como uma ferramenta de manutenção e crescimento do mercado nacional, desempenhando um papel relevante na geração de empregos e no fomento à inovação.
10/12/2025