O CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (PE) foi selecionado pela Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e o MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para atuar no desenvolvimento de estudos e sistemas voltados para a segurança cibernética na indústria de manufatura, o que também inclui o setor metalmecânico.
Assim foi estabelecido o Centro de Competência em Segurança Cibernética, que vai contar com investimento de R$ 60 milhões provenientes do Programa Prioritário (PPI) IoT/Manufatura 4.0 do MCTI, e cujos trabalhos a serem realizados poderão abranger o setor de usinagem e de manufatura aditiva (impressão 3D), entre outros.
As pesquisas que serão conduzidas pelo grupo escolhido terão os temas “Gestão de identidade e acesso”, “Proteção e privacidade de dados”, “Inteligência para ameaças cibernéticas” e “Aspectos legais, éticos e comportamentais”. Também foi divulgado que a licença concedida ao Centro de Competência em Segurança Cibernética terá duração de 42 meses.
O CEO do CESAR, Eduardo Peixoto, comemorou a recente conquista do centro e salientou a importância da cibersegurança: “A seleção do CESAR como uma das unidades gestoras do Centro de Competência Embrapii é um marco importante. Buscamos transformar os caminhos que unem pesquisa científica e produção de conhecimento, que precisa ser materializado para atender às demandas complexas que surgirão para a sociedade brasileira. A segurança cibernética é uma dessas demandas”.
O presidente da Embrapii, Francisco Saboya, comentou mais sobre este assunto: “Esse centro de competência consiste em uma infraestrutura robusta de segurança cibernética que poderá não apenas proteger os ativos de empresas, mas também promover a inovação e o crescimento sustentável, ao possibilitar que as organizações aproveitem ao máximo os benefícios da era digital”.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Vecstock, Freepik.
Mais notícias:
Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.
Adoção de IA na indústria aumentou em 2022
#Embrapii #MCTI #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
A Sinesis desenvolveu uma plataforma baseada em inteligência artificial que pode coletar dados provenientes de processos fabris a partir de sensores, e assim auxiliar na gestão da manutenção de máquinas-ferramentas.
09/05/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
17/04/2025
Aquisição de robôs para montagem, soldagem e pintura fazem parte dos investimentos de R$ 3 bilhões da montadora, com sede em Anápolis (GO).
04/04/2025