Passou a fazer parte do portfólio da THK, com matriz no Japão e filial brasileira em São Paulo (SP), o módulo de coordenadas cilíndricas (MLS) (foto). Segundo informações fornecidas à imprensa, o equipamento será lançado na nova edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos.

O novo equipamento é recomendado para trabalhos que requeiram, por exemplo, a automatização da manipulação de peças em processamento em máquinas de usinagem, além de posicionamento em estações de controle da qualidade em diversos tipos de células
Ele, de acordo com informações da companhia, faz a combinação do movimento linear (guia linear) com o movimento rotacional (rolamento de rolo cruzado). Apresenta como diferencial três eixos para movimentos com alto grau de liberdade: telescópico (eixo T), com carga útil de 7 kg; giratório (S), carga de 32 kg; e elevação (L), carga de 50 kg.
O modelo pode ser instalado em locais estreitos, sem necessidade de içamento. Operado com CLP, o driver pode ser conectado a uma ampla gama de equipamentos por EtherCat, Ethernet/IP, E/S.
A FEIMEC acontece entre os dias 7 e 11 de maio de 2024 em São Paulo (SP), no São Paulo Expo.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: THK.
Leia também:
Algoritmo prevê o tempo real de usinagem em máquinas CNC
Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem
#THK #FEIMEC #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.
21/10/2025
Programa para o recondicionamento de ferramentas de metal duro da Seco Tools passou a realizar rastreamento em tempo real.
20/10/2025
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025