A 16a edição do ENAFER – Encontro Nacional de Ferramentarias será realizada nos dias 20 e 21 de junho de 2024 no Ágora Tech Park, em Joinville (SC). O evento é promovido pela ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais.

 

De acordo com os organizadores do encontro, a previsão é que sejam reunidos cerca de 800 participantes, dentre os quais estarão profissionais da indústria de moldes para plásticos, bem como representantes de outras áreas do setor de manufatura como, por exemplo, usinagem.

 

Os conceitos de sustentabilidade e a Indústria 4.0 também serão temas discutidos entre as apresentações que serão realizadas nos dois dias do evento, bem como serão abordados assuntos relacionados à gestão de parques fabris e ferramentarias, capacitação técnica, inovação e competitividade.

 

Foi divulgado à imprensa que a nova edição do ENAFER tem como objetivo proporcionar o debate entre representantes de diferentes áreas da indústria de manufatura e do meio acadêmico e, inclusive, do setor de ensino técnico. 

 

O presidente da ABINFER, Christian Dihlmann, comentou mais sobre as premissas do encontro: “Somos a base para diversos segmentos industriais. Todos os produtos ao nosso redor são moldados e produzidos por ferramentarias. Portanto, é fundamental promover um ambiente empresarial que fortaleça o setor no arranjo produtivo industrial do País, e sua inserção no mercado global de fabricação de ferramentais”.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações. Na seção Artigos técnicos estão disponíveis estudos sobre aços mais adequados para a fabricação de moldes e matrizes, além de outros temas relacionados a esta área.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: ENAFER/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

 

Aplicação de plasma em moldes pode simplificar a fabricação de peças plásticas

 

#ENAFER #PlásticoIndustrial #Evento



Mais Notícias MM



Os desafios do setor de sopro em discussão

O evento especializado vai debater os desafios das empresas transformadoras por sopro, abordando desde aspectos técnicos até a capacitação profissional e a internacionalização das empresas do setor.

12/05/2026


Injeção assistida por água é usada na produção de quadros para bicicletas

A integração entre a tecnologia de injeção auxiliada por água e sistemas de canais quentes servoacionados permitiu a moldagem de perfis ocos complexos usando termoplásticos abrasivos.

12/05/2026


Parceria europeia na distribuição de polímeros naturais

Acordo promove o uso de materiais plásticos desenvolvidos a partir de resíduos agrícolas em aplicações de moldagem por injeção na Europa.

12/05/2026