O Instituto Fraunhofer de Engenharia de Produção e Automação (IPA), de Stuttgart (Alemanha), desenvolveu um sistema que efetua a análise do potencial de automação (APA) de diferentes processos industriais, incluindo a usinagem de metais.

 

A análise é baseada na avaliação de dados por meio de um aplicativo desenvolvido por especialistas em automação, que utilizam vários critérios para verificar a “aptidão para automação” dos processos individuais e verificam vários critérios de acordo com as necessidades e o perfil de cada cliente, como mostra a matriz ao lado.

 

O resultado é a recomendação de automação total ou parcial e, se necessário, uma solução com colaboração homem-robô. De acordo com o instituto, a metodologia já foi utilizada em mais de 500 projetos de clientes em todo o mundo.

 

Durante uma APA, os processos são registrados cronologicamente. Para cada etapa são documentados o tipo de fornecimento de peças, detalhes da junção e da soldagem, bem como o possível retrabalho. Com a ajuda da ferramenta de análise, cada uma das etapas do processo consideradas é examinada tanto em relação à sua viabilidade técnica quanto aos ganhos que podem ser alcançados. O resultado é um documento que informa de forma compreensível sobre a capacidade de automatizar cada etapa do processo examinada.

 

O aplicativo APA possui formulários de validação especialmente desenvolvidos para uma ampla gama de atividades que estão integradas na aplicação principal. Assim, é possível para o usuário analisar os processos de forma independente ou com o apoio de especialistas experientes do IPA.


 

Empresas interessadas em conhecer o método podem entrar em contato com o IPA pelos e-mails Lorenz.Halt@ipa.fraunhofer.de e joshua.beck@ipa.fraunhofer.de

 

Imagem: Fraunhofer IPA

 

 


_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________



 

 

 

Leia também:

 

Go4robotics incentiva o uso de robôs na indústria

 

Retificação: complexidade que justifica uma feira setorial.

 

 

 

 #FraunhoferIPA



 



Mais Notícias MM



Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


Monitoramento da produção para pequenas e médias empresas

A I-Sensi criou um sistema de monitoramento a partir de dados do chão de fábrica acessível para pequenas e médias empresas.

13/05/2024


Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024