O Instituto Fraunhofer de Engenharia de Produção e Automação (IPA), de Stuttgart (Alemanha), desenvolveu um sistema que efetua a análise do potencial de automação (APA) de diferentes processos industriais, incluindo a usinagem de metais.

 

A análise é baseada na avaliação de dados por meio de um aplicativo desenvolvido por especialistas em automação, que utilizam vários critérios para verificar a “aptidão para automação” dos processos individuais e verificam vários critérios de acordo com as necessidades e o perfil de cada cliente, como mostra a matriz ao lado.

 

O resultado é a recomendação de automação total ou parcial e, se necessário, uma solução com colaboração homem-robô. De acordo com o instituto, a metodologia já foi utilizada em mais de 500 projetos de clientes em todo o mundo.

 

Durante uma APA, os processos são registrados cronologicamente. Para cada etapa são documentados o tipo de fornecimento de peças, detalhes da junção e da soldagem, bem como o possível retrabalho. Com a ajuda da ferramenta de análise, cada uma das etapas do processo consideradas é examinada tanto em relação à sua viabilidade técnica quanto aos ganhos que podem ser alcançados. O resultado é um documento que informa de forma compreensível sobre a capacidade de automatizar cada etapa do processo examinada.

 

O aplicativo APA possui formulários de validação especialmente desenvolvidos para uma ampla gama de atividades que estão integradas na aplicação principal. Assim, é possível para o usuário analisar os processos de forma independente ou com o apoio de especialistas experientes do IPA.


 

Empresas interessadas em conhecer o método podem entrar em contato com o IPA pelos e-mails Lorenz.Halt@ipa.fraunhofer.de e joshua.beck@ipa.fraunhofer.de

 

Imagem: Fraunhofer IPA

 

 


_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________



 

 

 

Leia também:

 

Go4robotics incentiva o uso de robôs na indústria

 

Retificação: complexidade que justifica uma feira setorial.

 

 

 

 #FraunhoferIPA



 



Mais Notícias MM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

22/07/2024


Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Fabricante de retificadoras lança nova versão de software

A ANCA anunciou a nova versão de seu sistema de controle e monitoramento de ferramentas e operações de retificação.

04/07/2024