A italiana Breton anunciou durante a Feira EMO, realizada em setembro, na cidade de Hannover (Alemanha) os novos recursos dos seus centros de usinagem de cinco eixos e de alta precisão da linha Matrix E1. Eles são indicados para trabalhar peças de grandes dimensões, efetuando operações de desbaste em alta velocidade em materiais como aço, alumínio e compósitos.

 

O equipamento foi atualizado de modo a ter uma melhor relação entre as dimensões externas e os cursos dos eixos, permitindo a produção de peças de grandes dimensões. O curso transversal (Y) é de 2.500 mm e o longitudinal (X) é de 2.000 mm, com uma ampla janela para visualização do processo.

 

A precisão das operações é favorecida pelo uso de um recurso patenteado que promove menos deformações estruturais por expansão térmica, combinado ao uso de motores para acionamento direto dos movimentos de cada eixo, os quais eliminam a necessidade de correias de transmissão. Já a precisão de posicionamento é baseada no uso de encoders de alta resolução e eixos refrigerados. Conta também com sistema de extração de cavacos que pode ser convertido para um sistema de sucção de pó, no caso da usinagem de compósitos.

 

Os cabeçotes da Matrix E1 também foram concebidos para suportar as altas cargas da usinagem pesada em segmentos que vão desde o aeroespacial até moldes e matrizes. Com estrutura monobloco, o equipamento é entregue todo montado e possui pontos de ancoragem projetados para reduzir a quantidade de concreto necessária para a sua instalação, que requer fundações planas.

 

Foram feitos também aprimoramentos no que se refere ao sistema de lubrificação, de modo a evitar a ocorrência de manchas nas peças e a formação de vapores perigosos.

 

Imagens: Breton

 

 

Leia também:

 

Inspeção por IA vai garantir a qualidade durante o processo de usinagem

 

Sandvik desenvolve revestimento avançado para fresas de topo

 

 

#Breton

 

#centrodeusinagem

 

 



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024