Acontece entre os dias 6 e 7 de novembro o VI Seminário de Metrologia Legal – Metrolegal 2023, único evento brasileiro dedicado à metrologia legal, um segmento da metrologia voltado para exigências referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição utilizados em território nacional.
Conforme definição do Instituto Nacional de metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que possui uma Diretoria de Metrologia Legal, no Brasil estão sujeitos à regulamentação e ao controle metrológico os instrumentos de medição e medidas utilizadas nas atividades econômicas e nas medições que interessem à incolumidade das pessoas. Com o desenvolvimento econômico, é cada vez mais intensa a implantação de controle metrológico para os instrumentos de medição, inclusive os utilizados na indústria metalmecânica.
.png) O Metrolegal promove a interação de todos os operadores do setor de instrumentos de medição sob controle metrológico e este ano será realizado de forma presencial nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), localizado na Avenida Angélica, 2364, em São Paulo (SP).
O Metrolegal promove a interação de todos os operadores do setor de instrumentos de medição sob controle metrológico e este ano será realizado de forma presencial nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), localizado na Avenida Angélica, 2364, em São Paulo (SP).
A edição de 2023 terá como tema principal “ A Modernização da Metrologia Legal no Brasil” e um programa com diversos painéis para abordar as demandas da indústria, tendências e inovações para a metrologia legal. A programação completa está disponível aqui.
O Metrolegal é promovido pela Rede Metrológica do Estado do Estado de São Paulo (Remesp), que atua na disseminação do conhecimento metrológico e é reconhecida como uma interface importante entre seus associados (indústria de instrumentos de medição, laboratórios de calibração e ensaio) e Inmetro.
Imagem: Metrolegal
Leia também:
Cursos on-line gratuitos terão corte e desbaste de metais como tema
Mais Notícias MM
O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.
21/10/2025
Pesquisadores do Fraunhofer ILT desenvolveram uma cadeia de processos na qual peças de materiais duros que dão origem às ferramentas podem ser moldadas e polidas usando um laser de pulso ultracurto.
20/10/2025
Programa para o recondicionamento de ferramentas de metal duro da Seco Tools passou a realizar rastreamento em tempo real.
20/10/2025