A Norton Abrasivos, empresa integrante do grupo Saint-Gobain com unidade comercial em Guarulhos (SP), está promovendo uma série de cursos on-line gratuitos sobre corte e acabamento de metais, assim como sobre o uso de equipamentos de forma segura. 


O treinamento, que tem como tema central o uso correto de discos de corte e desbaste, abrange temas como cuidados durante o uso de equipamentos, as diferentes características de cada tipo de disco e como obter o melhor desempenho, entre outros.


Foram disponibilizados pela companhia os cursos “Máquinas de corte e desbaste”, “Do corte ao acabamento de metais”, “Segurança no uso de discos de corte e desbaste”, “Checklist de segurança: discos de corte e desbaste”, “Montagem e ergonomia” e “Normas e EPIs no uso de ferramentas”.


Em se tratando do primeiro curso mencionado acima, o qual será ministrado por Ricardo Sundfeld, engenheiro de aplicação e especialista em ferramentas abrasivas, serão abordadas as características técnicas de discos abrasivos e os cuidados para evitar a ocorrência de danos nos equipamentos, além de outros temas.


No que tange ao segundo curso mencionado, haverá aulas sobre como realizar uma operação de corte e como usar um disco flap, assim como seções a respeito de operações de acabamento de peças metálicas, que é um trabalho eventualmente realizado por empresas do setor de usinagem. O conteúdo deste curso também abrange as etapas de um processo de desbaste.

 

A carga horária, dependendo do treinamento, é de uma a duas horas. De acordo com informações disponíveis no site da companhia, será fornecido certificado após a conclusão das aulas.

 

Mais informações podem ser obtidas na página da Norton Academy.

 

Imagem: Wirestock, Freepik.

 

Confira artigos técnicos:

 

Comparação da resistência de roscas usinadas e conformadas no aço SAE 1045 e no alumínio AA 7075-T6

 

Parâmetros do fresamento helicoidal e seus efeitos sobre a qualidade de furos em aço ABNT 4340

 

#NortonAbrasivos #CursosGratuitos #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Crescimento de 15% em 2024 é a previsão da THK Brasil

As projeções da empresa incluem aumento das vendas de guias lineares e de outros produtos para o setor automotivo e de autopeças.

19/02/2024


Retificadora, agora em modelo modular

A Junker desenvolveu um equipamento modular para retificação de peças usinadas que pode operar com o auxílio de robôs e sistemas automatizados.

19/02/2024


Usinagem. Treinamento presencial e on-line

Cursos de programação para equipamentos de usinagem oferecidos pelo Senai, e de fresamento CAM fornecido pela Render Cursos, seguem com inscrições abertas.

05/02/2024