Incentivar a fabricação de chapas de poli(metacrilato de metila) (PMMA) que estejam em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a meta do Instituto Latino-Americano do Acrílico (ILAC).
Para isso, o ILAC vai retomar o seu programa de certificação de qualidade de produtos desse tipo, o qual consiste na realização de testes específicos. Em resumo, o objetivo do instituto é fornecer o Selo ILAC de Qualidade aos fabricantes de chapas acrílicas aprovados nos testes.
De acordo com informações fornecidas à imprensa, o programa de qualidade está alinhado com as diretrizes das normas NBR-ISO 7823-1, para chapas cast ou fundidas, e NBR-ISO 7823-2, para chapas extrudadas. Outro fator é que a obtenção do selo abrange a realização de testes anuais de chapas de PMMA, os quais serão conduzidos pelo Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Critérios para avaliação
O ILAC divulgou alguns dos critérios dos testes a serem realizados como, por exemplo, envio de uma amostra de chapa cristal transparente com dimensões de 1 x 2 metros e com espessura de 4,0 milímetros. Ainda de acordo com a entidade, será avaliada a resistência à tração das amostras, bem como o seu alongamento até a ruptura. Os critérios também incluem a avaliação do módulo de tração, da resistência à flexão, temperatura de amolecimento, resistência à flexão, da espessura e da aparência.
Marina Vitoruzzo, presidente do ILAC, comentou que “o Selo de Qualidade ILAC não apenas ajuda as empresas a se diferenciarem, mas também fornece aos consumidores a garantia de que estão adquirindo produtos confiáveis e que eles apresentarão o desempenho esperado e a qualidade exigida”.
João Orlando Vian, consultor-executivo do ILAC, complementou dizendo que “o selo representa não apenas a conformidade com normas técnicas, mas também o compromisso das empresas com a qualidade e com a consistência da entrega, o que faz dele um diferencial desejável em um mercado tão competitivo como o de chapas acrílicas”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3171-0423 e pelo e-mail ilac@ilac-acrilico.org.
Imagem: Instituto Latino-Americano do Acrílico (ILAC).
Leia também:
Processo com chapa dupla na fabricação de peças transparentes
Encontro vai discutir uso do grafeno em materiais plásticos
Fabricante de filtros investe na transformação de plásticos
#ABNT #ILAC #UFSCar #PlásticoIndustrial
Mais Notícias MM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025
Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.
07/04/2025