A suíça GF Machining Solutions, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), está lançando o primeiro modelo de sua nova série Agie Charmilles CUT F de máquinas de eletroerosão a fio (EDM).

 

A nova AgieCharmilles (marca adquirida pela GF) CUT F 350/600 foi projetada incorporando tecnologias inovadoras da empresa, com recursos digitais que incluem a interface Uniqua, as funções ISPS e iWire e o sistema RFID Smart Wire, descritos a seguir.

 

A interface intuitiva homem/máquina (IHM) Uniqua possui tela vertical sensível ao toque de 19 polegadas, teclado e mouse, e é compatível com arquivos antigos de vários fabricantes de EDM. Com programação off-line, funcionalidade baseada em ISO e programação orientada a objetos, o Uniqua possui também uma poderosa ferramenta gráfica que assegura a compatibilidade com os principais programas CAD/CAM.

 

Já a função iWire da CUT F 600 identifica e adapta automaticamente a velocidade do fio para mudar as condições de altura de erosão durante o processo de corte. Esse recurso elimina a quebra e reduz o consumo geral de fio por trabalho, em alguns casos em até 29%, de acordo com informações da fabricante. Esta função atua em conjunto com o Intelligent Spark Protection System (ISPS), um sistema de controle que reconhece exatamente onde as faíscas estão ocorrendo durante o processo, medindo e identificando a posição de cada centelha ao longo do fio. O recurso permite que o sistema otimize a altura de corte e adapte a velocidade de alimentação do fio automaticamente, reduzindo as chances de quebra do fio.

Recurso adicional, o sistema Smart Wire lê as características do fio por meio de radiofrequência (RFID), assim como outros dados relacionados à rastreabilidade. A exatidão do passo, a precisão, a confiabilidade e a estabilidade geral do processo são asseguradas pela estabilização térmica dos leitores ópticos de eixo, além do uso de fusos de esfera de alta qualidade no sistema de movimentação e posicionamento.

 

Imagens: GF

 

 

Leia também:

 

Nova linha de sistemas de visão será distribuída no mercado brasileiro

 

Novo CNC da Okuma vai construir gêmeo digital diretamente na máquina

 

#EDM

#eletroerosãoafio

#GF



Mais Notícias MM



Ferramenta para torno suíço

Nova versão de pastilha da WhizCut possui dupla aresta de corte e foi projetada para reduzir a quantidade de material consumido por peça usinada.

30/06/2025


Solda a frio corrige falhas de fundição

A Quimatic passou a comercializar novas massas epóxi bicomponente para reparos em peças fabricadas por fundição.

13/06/2025


Ferdimat atualiza linha de retificadoras cilíndricas

As retificadoras cilíndricas UA121 e UA51, que integram o portfólio da empresa, passaram por atualizações para oferecer mais eficiência.

18/06/2025