A Soma Solution, com unidades em diversos estados brasileiros, passou a comercializar os sistemas de visão
fabricados pela chinesa Hikrobot, fornecedora global desse tipo de produto e também de robôs móveis.
Os sistemas de visão, quando instalados em máquinas típicas do ambiente de manufatura, tais como injetoras, extrusoras e sopradoras, evitam a ocorrência de produtos imperfeitos ou contendo contaminantes, além de acidentes na esteira e a reprovação de lotes inteiros.
Com a chegada da Hikrobot, a Soma promete impulsionar a oferta de tecnologia para a indústria em todo o Brasil, com a distribuição sendo feita por suas unidades no Paraná (Toledo, Maringá e Curitiba); em Santa Catarina (Chapecó e Joinville); no Rio Grande do Sul (São Leopoldo); e em São Paulo (Valinhos). O grupo conta ainda com um parque científico e tecnológico, em Chapecó (SC), onde são feitos testes e demonstrações.
A Hikrobot acumula quase 600 patentes autorizadas e 38 direitos autorais de software, possui escritórios em todo o mundo e acrescentará uma linha de 30 produtos ao portfólio da Soma, que já comercializa equipamentos par a marcação, codificação e inspeção industrial de produtos.
Entre as versatilidades da linha de produtos da Hikrobot está a possibilidade de venda apenas do software
para leitura dos produtos. "A solução se torna mais barata e o cliente, neste caso, utiliza a câmera do seu computador para fazer o trabalho que o sistema faria", comentou Gilberto Dick (foto), diretor de operações da Soma Solution: "O sistema de visão consegue identificar o defeito em uma peça e parar a produção no mesmo momento. São realmente os olhos da indústria".
O executivo acrescentou que os novos produtos podem ser aplicados na indústria em geral, mas principalmente nos setores automotivo, farmacêutico e alimentício. “A durabilidade é alta e a inteligência artificial (IA) disponível permite aplicações em toda a indústria 4.0", destacou.
Foto: Soma/Hikrobot
Leia também:
IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário
Centro de capacitação em cibersegurança industrial agora em SP
#SomaSolution
#Hikrobot
Mais Notícias MM
O evento especializado vai debater os desafios das empresas transformadoras por sopro, abordando desde aspectos técnicos até a capacitação profissional e a internacionalização das empresas do setor.
12/05/2026
A integração entre a tecnologia de injeção auxiliada por água e sistemas de canais quentes servoacionados permitiu a moldagem de perfis ocos complexos usando termoplásticos abrasivos.
12/05/2026
Acordo promove o uso de materiais plásticos desenvolvidos a partir de resíduos agrícolas em aplicações de moldagem por injeção na Europa.
12/05/2026