O monitoramento em tempo real da usinagem e do fresamento é uma das demandas de ferramentarias que visam otimizar seus processos produtivos como, por exemplo, a fabricação de ferramental para o setor metalmecânico e de moldes para a produção de peças plásticas diversas.

 

Para isso, um dos caminhos é a implantação de sistemas capazes de coletar dados provenientes do chão de fábrica, que, a partir daí, processe-os de forma a construir planilhas que mostrem os indicadores de produtividade e o status de equipamentos como centros de usinagem, tornos CNC, fresadoras etc., além da criação de relatórios e de controle de turnos.

 

A CPOP Sistemas (Joinville, SC) fornece soluções para o monitoramento desses processos, o que foi tema de uma das apresentações do 15º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer). A companhia desenvolve sistemas para supervisão em tempo real de processos conforme as necessidades dos clientes, e durante o evento deu alguns exemplos de como eles funcionam, conforme é tratado a seguir.

 

Os dados provenientes de processos podem ser transmitidos simultaneamente para diferentes departamentos, ao passo que o relatório é gerado, o qual pode ser atualizado quando for necessário. Neste ínterim, pode-se criar painéis que mostram dados referentes à produtividade, como é mostrado na imagem acima e ao lado. Assim, podem ser obtidas informações sobre o tempo de parada de máquinas e o motivo que levou a isso, por exemplo.


 

Monitoramento da usinagem na prática

 

A proposta da companhia é desenvolver sistemas e serviços que contribuam para a tomada de decisão no que tange à obtenção de melhorias nas operações, bem como ao planejamento para manutenção de equipamentos, controle de operações e de turnos.


Atualmente, conforme informações fornecidas pela CPOP Sistemas, as soluções de monitoramento de processos em tempo real estão sendo usadas nas ferramentarias Gaspec (Santo André, SP), GTF (Joinville, SC), Lotus Moldes e Matrizes (Joinville, SC) e S. Moldes (Guarulhos, SP).

 

 O contato com a CPOP Sistemas pode ser feito pelo seu site e pelo telefone (47) 98492-3178.


 

Imagens: CPOP Sistemas, Enafer.


 

Mais notícias do setor:

 

Inspeção por IA vai garantir a qualidade durante o processo de usinagem

 

Melhor controle de vibração nas operações de mandrilamento

 

Assistente virtual desenvolvido no Brasil pode ser usado no setor metalmecânico

 

#CPOPSistemas #Indústria40 #MáquinaseMetais #Digitalização



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024