A MAQ, empresa sueca especializada em sistemas antivibração e ferramentas para o segmento de usinagem, desenvolveu um porta-ferramentas denominado STMD, sigla que vem das iniciais de self-tuning mass damper, algo como “amortecedor de massa auto-ajustável”. Ao proporcionar estabilidade à ferramenta de corte, o sistema permite a execução de operações de usinagem externa e interna de acabamento dificilmente alcançáveis, com grau de rugosidade na faixa de 0,3 mícrons, típica de operações de polimento ou lapidação.

 

As operações de usinagem usando ferramentas de alta relação comprimento/diâmetro (L/D) têm os problemas de vibração mais intensos, embora as ferramentas com balanço curto também apresentem o mesmo problema, mas um pouco menos intenso.

 

O problema é a mudança da frequência de vibração devido às mudanças nas condições de corte (desgaste da ferramenta, desgaste nas juntas, variação dos materiais da peça, mudanças no setup de usinagem, etc). Até agora foi necessário ajustar a ferramenta para uma determinada condição, de forma a otimizar seu desempenho. Isso funciona bem se a frequência de vibração não mudar. Quando se usa uma barra antivibratória tradicional e a vibração sai da janela operacional, a ferramenta pode agravar o problema de vibração, em vez de melhorar.

 

O porta-ferramentas da MAQ é construído com dois anéis poliméricos que ajustam a rigidez do conjunto conforme a frequência detectada (foto ao lado), reduzindo o nível de vibração na usinagem. Isso permite o ajuste automático do amortecedor de massa.

 

Como consequência da redução da vibração, é possível obter melhor acabamento superficial para as peças usinadas e dispensar operações secundárias de polimento, por exemplo. A redução do desgaste é outra consequência favorável do uso do STMD.

 

O vídeo abaixo mostra o porta-ferramenta durante uma operação de usinagem de acabamento com ferramenta diamantada:

 

 

 

 

A empresa não possui representação no Brasil, mas a lista de distribuidores está disponível aqui.


Imagem: MAQ


 

Leia também:

 

Braço portátil para medição 3D chega ao mercado

 

Sistema de gestão de ferramentas previne paradas e reduz custos

 

 

 

#MAQ



Mais Notícias MM



Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024