A nova linha de robôs de 6 eixos Cybertech KR 6 R1440-2 arc HW E da alemã Kuka, com filial em São Bernardo do Campo (SP), indicada para trabalhos complementares à usinagem como, por exemplo, soldagem, foi um dos destaques da empresa na Expomafe.

 

Os autômatos desta série têm corpo rígido e design que proporcionam alta precisão no posicionamento do braço. De acordo com Edouard Mekhalian, diretor-geral da empresa no Brasil, que concedeu entrevista à Máquinas e Metais, os robôs podem ser integrados a sistemas automatizados e, inclusive, podem se comunicar com fontes de soldagem a arco.

 

 

 

 

Outro modelo de robô que foi divulgado pela companhia no evento é o KMP 600-S diffDrive. Este pode operar como uma plataforma móvel, ou, popularmente falando, como um “carrinho”, em parques fabris. Ele tem capacidade para movimentar cargas com peso de até 600 kg e é indicado para a movimentação de peças usinadas e/ou transporte de ferramentas. Pode se deslocar com velocidade de até 2 m/s em linha reta.

 

Edouard explicou que “tanto os robôs de 6 eixos quanto o do tipo plataforma podem ser configurados para trabalhar no chão de fábrica de forma colaborativa. Os clientes podem nos consultar sobre a possibilidade de implantação de sistemas de segurança, por exemplo, sobre o funcionamento dos scanners a laser que estão instalados na frente e atrás do robô KMP 600-S, além de muitos outros fatores como o tipo de aplicação e o layout do chão de fábrica”.

 

 

Concurso de aplicações robóticas 

 

A Kuka segue com inscrições abertas para o envio de trabalhos que vão concorrer na nova edição do Innovation Award Kuka 2024, evento promovido pela companhia que vai premiar em até 20 mil euros um projeto voltado para o uso de robôs e sistemas automatizados na indústria de manufatura.

  

Para isso, é necessário que os projetos concorrentes incluam a utilização do robô colaborativo LBR iisy e do sistema operacional iiQKA, de acordo com os requisitos estabelecidos pela empresa. Além disso, o autor ou os autores do projeto selecionado poderão usar um exemplar do autômato mencionado, bem como contarão com treinamento e consultoria.
 

Poderão participar do concurso startups, instituições de pesquisa e ensino, empresas ligadas ao setor metalmecânico como, por exemplo, ferramentarias e prestadores de serviços de usinagem, especialistas em robótica industrial, entre outros. A entrega do prêmio ocorrerá em uma feira que será realizada na Alemanha.
 

 

Como participar
  

Até 28 de junho de 2023 os trabalhos devem ser enviados em formato de PDF, contendo até 12 páginas e escritos em inglês, para o e-mail innovationaward@kuka.com. Também é necessário que no documento referente ao projeto conste a descrição de exemplos de inovação que podem ser aplicados ao uso do robô LBR iisy. 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Kuka.

 

 

Imagens: Kuka/Divulgação

 

 

Mais notícias:

 

Ferramentarias têm encontro marcado no Senai

 

Usinagem e revestimento em um único processo

 

Estudo do desgaste de fresas sob diferentes condições de usinagem

 

#Kuka #RobôsIndustriais #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024