O livro “Capacidade tecnológica e inovação: Desafios para a transição industrial e econômica do Brasil", de autoria do professor Paulo Negreiros Figueiredo, da FGV Ebape, foi publicado pela FGV Editora, a qual integra o conglomerado da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ele possui 624 páginas e aborda temas relacionados à indústria de manufatura como, por exemplo, os desafios na jornada para o avanço tecnológico no País, e trata de assuntos que vão além do chão de fábrica, tais como o estabelecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva, o que abrange o setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos.
Conforme foi informado à imprensa, a publicação traz dados que são provenientes de um estudo realizado por Paulo, o que inclui reflexões sobre alguns resultados obtidos a partir de esforços realizados no Brasil no que diz respeito ao aumento da capacidade tecnológica na indústria e em outras áreas, além de inovação e desenvolvimento econômico.
Segundo o professor, o Brasil tem “uma nova oportunidade, que não pode ser desperdiçada, de identificar questões-chave que merecem uma cuidadosa implementação de estratégias para vencer o seu atraso tecnológico, e obter um real aumento da sua taxa de inovação para adicionar mais valor à sua produção”. O autor também faz recomendações que visam contribuir para a elaboração de estratégias centradas na inovação e no aumento da capacidade tecnológica em território nacional.
Mais informações sobre o livro estão disponíveis no site da editora. Ele é comercializado em versão física, pelo preço sugerido de R$ 322,00, ou em formato digital, R$ 192,00.
Imagem: FGV Editora/Divulgação.
Leia também:
Análise da força de uma prensa mecânica excêntrica
Manutenção preditiva em guia gratuito
#FGVEditora #Livro #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias MM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025