A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou no final de 2022 o projeto de Lei 209/2022, de autoria do deputado Jorge Wilson, que estabelece a obrigatoriedade do uso de uma porcentagem de material reciclado nas embalagens de poli(tereftalato de etileno) (PET) que acondicionam produtos comercializadas no Estado.

 

Em seu artigo 2, a lei estabelece o incremento gradual da proporção de material reciclado nas embalagens: “A embalagem PET de bebida deve incluir na sua composição no mínimo 20% de PET reciclado, valor esse que deverá ser aumentado em 2% por ano, até o valor de 30%, no prazo de dez anos contados da entrada em vigor dessa lei”.

 

Com prazo para entrada em vigor no prazo de um ano a partir da sua publicação, a nova lei tem o potencial de promover a atividade de reciclagem de garrafas PET no Estado de São Paulo.

 

Os índices de reciclagem do setor, de acordo com o 12º Censo da Reciclagem de PET no Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) no final de 2022, registraram alta de 15,4% em relação a 2019, ano do último levantamento.

 

Detalhes do projeto de lei e da sua tramitação podem ser vistos aqui.

 

Imagem: Freepik

 

 

Leia também:

 

Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem

 

Reciclagem de PET em alta

 

Reciclagem avança por todo o Brasil

 

#reciclagemdePET

#PETreciclado



Mais Notícias MM



Nova técnica utiliza IA para quantificar teor de reciclados com 97% de precisão

Um método não destrutivo que cruza resultados de diferentes ensaios detecta o conteúdo de material pós-consumo em produtos plásticos.

31/03/2026


Eteno renovável ganha norma técnica para impulsionar a bioeconomia

Nova diretriz funciona como "norma-mãe" para garantir transparência e credibilidade na substituição de insumos fósseis na cadeia do plástico.

24/03/2026


Processo simplifica conversão de óleo de pirólise em matéria-prima de grau cracker

Parceria da Clariant com a Borealis e o instituto SINTEF resultou na remoção de contaminantes de óleo de pirólise, convertendo quimicamente resíduos de difícil reciclagem em materiais de alta pureza com propriedades equivalentes às de poliolefinas virgens.

16/03/2026