por Bruno Zabeu*

 

 

Robôs colaborativos estão ganhando espaço no cenário industrial mundial, tornando-se parceiros de diversos colaboradores, inclusive da indústria metalmecânica e na transformação de plásticos.

 

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em junho do ano passado, o setor industrial brasileiro de máquinas e equipamentos teve receita líquida de R$ 26.870,18 milhões. Neste cenário, a tendência é que o segmento metalmecânico cresça, principalmente se houver uma adesão cada vez mais rápida ao uso de cobots.

 

A alimentação de máquinas/carga e descarga (referida pelo termo em inglês machine tending) é um dos processos essenciais do segmento metalmecânico, e por meio da automação robótica colaborativa é possível obter melhores resultados que impactem positivamente toda a produção.

 

 

Bruno Zabeu, com atuação em gestão e desenvolvimento de negócios na Universal Robots na América do Sul, empresa dinamarquesa fabricante de braços robóticos industriais colaborativos, listou três vantagens proporcionadas pelo uso de cobots para a alimentação de máquinas no chão de fábrica.

 

 

 

Aumento da produtividade

 

Os robôs colaborativos podem realizar diversas etapas do processo de alimentação de máquinas, tais como abertura e fechamento de portas, ativação de máquinas, inserção de materiais, extração de peças finalizadas, entre outros. Por meio deles, a alimentação pode ocorrer de maneira ininterrupta, permitindo que os trabalhadores exerçam funções mais estratégicas.

 

Robôs industriais colaborativos operam, hoje, praticamente sem cometer erros e de forma efetiva, podendo gerar resultados 24 horas por dia. Assim, é possível automatizar atividades repetitivas que são cansativas para soldadores ou operadores de máquinas, por exemplo, possibilitando que estes atuem em outras áreas da linha de produção. Os resultados são: funcionários mais satisfeitos e maior eficiência operacional”, comentou Bruno.

 

 

 

Mais segurança

 

Os cobots contam com sistema de segurança, e Zabeu disse que, devido a isso, podem trabalhar lado a lado com colaboradores. Os cobots também podem operar próximos a máquinas pesadas e, assim, contribuem para que não aconteçam acidentes e lesões, também relacionadas à ergonomia, com humanos.

 

“Hoje, já há braços robóticos modernos que, ao entrarem em contato com um ser humano, limitam a sua força, ou que podem ser programados para operar em modo reduzido quando uma pessoa entra na área de trabalho, voltando à velocidade máxima quando o operador, por exemplo, sai do local. Assim, esse tipo de inovação é o caminho para mais conforto e segurança dos profissionais”, disse.

 

 

 

Flexibilidade e fácil instalação

 

Atualmente, existem robôs colaborativos que podem ser facilmente instalados e reprogramados caso aconteçam mudanças no fluxo de trabalho. Assim é possível inserir dados sem a necessidade de se aplicar uma programação adicional.

 

“Braços robóticos que se movem facilmente se adequam a diferentes atividades, trazendo mais agilidade para as indústrias, principalmente para aquelas que oferecem diferentes tipos de peças e serviços. A possibilidade de integração com várias tecnologias também contribui para a otimização de processos”, afirmou Bruno.

 

Independentemente do tamanho de determinada indústria do setor metalmecânico e da necessidade de alimentação das máquinas, os cobots são capazes de proporcionar benefícios que levam a procedimentos melhores, maior lucratividade e retorno do investimento após pouco tempo de instalação.

 

*Bruno Zabeu é gerente de desenvolvimento de negócios da Universal Robots na América do Sul.

 

 

 

Imagem: Universal Robots



Mais Notícias MM



A produção de aço no panorama da sustentabilidade

Alternativas para o alinhamento efetivo da indústria do aço com os conceitos de sustentabilidade e a mitigação da emissão de CO2 são temas comentados por dirigente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

15/04/2024


Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024


MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

Os atuais planos da MWM incluem atender à demanda de setores consumidores de propulsores para veículos fora de estrada, implementos agrícolas, máquinas para geração de energia e para o setor marítimo. Assim, a empresa ampliou o seu portfólio de peças para motores a diesel e está também participando de um projeto de atualização do motor do veículo militar Cascavel, do Exército Brasileiro. Novos equipamentos de usinagem e fundição deverão ser adquiridos.

07/03/2024