Instituições de ensino superior e pesquisa riograndenses anunciaram a formação da Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha, uma iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, alinhando interesses entre as entidades. A forte vocação da região para atividades e pesquisa no segmento metalmecânico poderá resultar em novos desenvolvimentos técnico-científicos para o setor. O acordo foi assinado no espaço TecnoUCS (foto), no dia 28 de outubro.

 

Participam do pool a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cujos representantes assinaram um protocolo de intenções para formalizar a aliança, semelhante a uma ação iniciada em 2018 e que resultou na criação do Pacto Alegre, que uniu instituições de ensino em prol de avanços nas áreas científica e educacional na região metropolitana de Porto Alegre.

 

Foto: UCS


 

Leia também:

 

Realidade aumentada e novos recursos para a indústria

 

Estudo prevê bom desempenho para o mercado de manufatura inteligente


 

#inovação


 



Mais Notícias MM



Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

Pesquisa da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

30/10/2023


Programa promove a capacitação e inclusão de mulheres na indústria

O Industry4Her, uma parceria entre a VDI e a Accenture, promove a participação de mulheres nos quadros profissionais de diferentes setores industriais, com foco na capacitação nas tecnologias associadas à indústria 4.0.

03/07/2023


Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

A Abinfer e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que tem como premissa promover a qualificação da cadeia produtiva de usinagem. Os planos incluem estreitar relações entre ferramentarias brasileiras e empresas no exterior.

26/06/2023