Instituições de ensino superior e pesquisa riograndenses anunciaram a formação da Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha, uma iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, alinhando interesses entre as entidades. A forte vocação da região para atividades e pesquisa no segmento metalmecânico poderá resultar em novos desenvolvimentos técnico-científicos para o setor. O acordo foi assinado no espaço TecnoUCS (foto), no dia 28 de outubro.

 

Participam do pool a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cujos representantes assinaram um protocolo de intenções para formalizar a aliança, semelhante a uma ação iniciada em 2018 e que resultou na criação do Pacto Alegre, que uniu instituições de ensino em prol de avanços nas áreas científica e educacional na região metropolitana de Porto Alegre.

 

Foto: UCS


 

Leia também:

 

Realidade aumentada e novos recursos para a indústria

 

Estudo prevê bom desempenho para o mercado de manufatura inteligente


 

#inovação


 



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025