Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa norte-americano Research and Markets avaliou o mercado de tecnologias ligadas aos processos de manufatura inteligente em US$ 88,7 bilhões, com possibilidade de chegar a US$ 228,2 bilhões até 2027, apresentando um crescimento de 18,5% entre 2022 e 2027.

 

Os produtos e serviços relacionados a este mercado são impulsionados principalmente pela adoção das tecnologias facilitadoras da indústria 4.0, com ênfase na automação induistrial e na demanda crescente por produtos de tecnologia da informação aplicada ao ambiente industrial.

 

Entre as conclusões do estudo está o crescimento do mercado associado à criação de gêmeos digitais. A empresa cita, por exemplo, que a a Dassault Systems (França) introduziu um

conceito de gêmeo digital que permite que as equipes de projeto e engenharia visualizem e analisem produtos ou sistemas virtualmente e forneçam insights semelhantes a comportamentos físicos, incluindo fenômenos como estresse e vibração, bem como comportamentos associados a software e sistemas de controle .

 

Ao analisar mercados potenciais, a pesquisa apurou que a indústria automotiva domina o mercado de fabricação inteligente e deve crescer a uma taxa de 29,1% durante o período de previsão devido às mudanças nas preferências dos consumidores e ao esforço por mais eficiência em seus processos. Já o recorte por região destaca a participação da Ásia-Pacífico (APAC) como sendo a que terá maior aumentoi de demanda por produtos ligados à manufatura inteligente.

 

O apoio governamental em vários países da APAC para impulsionar a industrialização foi apontado como um dos fatores que impulsionarão a demanda por manufatura inteligente nos próximos anos, com a menção de iniciativas oficiais como o “Made in China 2025” da China, “Industrial Value Chain Initiative (IVI)” do Japão, “The Manufacturing Innovation Strategy 3.0 (Strategy 3.0)” da Coreia do Sul e “Samarth Udyog Bharat 4.0” da Índia.


 

No relatório de 320 páginas, o mercado de manufatura inteligente foi segmentado com base em tecnologia da informação, tecnologias habilitadoras, tipo de indústria e região. O estudo completo pode ser adquirido aqui.


 

Foto: Research and Markets


 

Leia também:

 

Aprendizagem de máquina pode reduzir o índice de refugo de peças usinadas

 

Plataforma digital para gerenciamento da usinagem



 

#SmartManufacturing #Manufaturainteligente



Mais Notícias MM



Pesquisa trata do uso de laser na fabricação de ferramentas

Pesquisadores do Fraunhofer ILT desenvolveram uma cadeia de processos na qual peças de materiais duros que dão origem às ferramentas podem ser moldadas e polidas usando um laser de pulso ultracurto.

20/10/2025


Hypermill integra automação a torneamento e fresamento

Desenvolvedora alemã de sistemas CAD/CAM exibe tecnologias demonstrando a usinagem de componentes aeronáuticos.

20/10/2025


Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025