A Dassault Systèmes, com matriz na França e escritório regional em São Paulo (SP), divulgou que novos recursos digitais indicados para trabalhos no chão de fábrica, incluindo o ramo de usinagem, serão integrados à sua plataforma 3DEXPERIENCE. Os recursos adicionais consistem em inteligência artificial (Deep Learning, ou “aprendizagem profunda”, em tradução literal), realidade aumentada, inspeção robótica, gêmeos virtuais (digital twins), entre outros.

A expansão do conjunto de ferramentas digitais disponíveis na plataforma desenvolvida pela empresa foi determinada a partir da sua aquisição da companhia Diota, que também está situada na França e que atua no desenvolvimento de software, além de prestação de serviços como, por exemplo, gerenciamento de processos produtivos e assistência técnica.
Em comunicado à imprensa, a Dassault Systèmes informou que esta junção também tem como premissa promover o uso de aplicativos em operações industriais. Entre eles estão os da série “Delmia”. Eles são recomendados para trabalhos complementares à manufatura em áreas como a indústria aeroespacial e de defesa, de equipamentos industriais, transporte e mobilidade, bem como em outros segmentos. Isso pode ser consultado junto à empresa.
No que diz respeito aos recursos voltados para a construção de versões digitais de plantas fabris, a companhia informou que os clientes poderão fazer uso de maquetes virtuais, e ainda poderão combinar simulações de processos e fazer a coleta de dados.
Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://www.3ds.com/products-services/delmia/
Imagem: Dassault Systèmes/Diota
Mais notícias:
Nova versão do OPC UA integra função de inventário industrial
Automação no carregamento de peças em centros de usinagem
#PlataformaDigital #DassaultSystèmes #Indústria40 #MM
Mais Notícias MM
Um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção foi desenvolvido pela Igus.
28/11/2025
A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.
17/11/2025
A Renishaw desenvolveu um sistema de medição que opera em dois modos, atendendo requisitos de empresas que processam grandes volumes seriados e também as que produzem pequenas séries de peças com geometrias variadas.
19/11/2025