Começa em 25 de outubro de 2022 uma seleção de projetos voltados para a digitalização de processos produtivos e desenvolvimento de tecnologias para a cadeia de manufatura, que inclui setores como o de usinagem e de serviços de ferramentaria para terceiros, a ser realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Abertura de inscrições de projetos para inovação digital na indústria acontecerá em outubro e será encabeçada pela Embrapii

 

Trata-se do Programa de Fomento Basic Funding Alliance (BFA), o qual tem como proposta incentivar o estabelecimento de parcerias entre empresas, start ups e instituições de pesquisa e ensino, por exemplo, para a realização de trabalhos centrados na inovação digital na indústria.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que serão analisados projetos sobre a criação de soluções que abranjam a conectividade do chão de fábrica com ambientes virtuais, inteligência artificial, tecnologias 5G e 6G, sistemas de interface para interação homem-máquina, dispositivos ciberfísicos, cibersegurança, tecnologia quântica, além de outros temas, de acordo com os critérios estabelecidos para o programa,.


Segundo Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapii, a realização deste projeto também pode contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais em setores além da indústria. “As tecnologias disruptivas podem dar origem a significativas mudanças no padrão produtivo da indústria nacional e revolucionar diversos mercados. Há perspectivas de grande impacto na agricultura, saúde, educação, setor de energia e outras áreas”, complementou. 


Ainda de acordo com a Embrapii, serão disponibilizados R$ 60 milhões para os projetos, e as instituições responsáveis pelos trabalhos selecionados poderão receber até 90% do custo de desenvolvimento. 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui


 

Imagem: Freepik


 

 

Mais notícias do ramo:

 

Nova versão do OPC UA integra função de inventário industrial

 

Estudo aponta “máquina como serviço” como tendência no setor de equipamentos industriais

 

#Embrapii #InovaçãoDigital #Indústria #MM



Mais Notícias MM



Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

Pesquisa da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

30/10/2023


Programa promove a capacitação e inclusão de mulheres na indústria

O Industry4Her, uma parceria entre a VDI e a Accenture, promove a participação de mulheres nos quadros profissionais de diferentes setores industriais, com foco na capacitação nas tecnologias associadas à indústria 4.0.

03/07/2023


Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

A Abinfer e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que tem como premissa promover a qualificação da cadeia produtiva de usinagem. Os planos incluem estreitar relações entre ferramentarias brasileiras e empresas no exterior.

26/06/2023