Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) dão conta de que o Brasil movimentou US$ 5,6 bilhões em exportações de máquinas e equipamentos no primeiro semestre de 2022, o que significa um crescimento de 29% em relação ao mesmo período de 2021.


 

Desse total, em 2022 os Estados Unidos importaram US$1,4 bilhão, um crescimento de 18% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Os principais segmentos importadores são grandes usuários de peças usinadas obtidas por processos como retificação, torneamento e fresamento: o setor de máquinas rodoviárias (40,1%); motores e grupos geradores (15,4%) e equipamento naval, offshore e onshore (8,3%).


 

Além da conjuntura internacional, que combina fatores geopolíticos e econômicos, associados à evolução tecnológica do maquinário de origem nacional, a participação em eventos internacionais e em programas de fomento oferecidos por associações de classe e órgãos governamentais têm proporcionado sucesso às operações internacionais de muitas empresas.


 

O Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Abimaq, é uma das iniciativas que visam promover empresas brasileiras ao organizar missões empresariais e patrocinar suas participações em eventos internacionais. No primeiro semestre de 2021 foram levados participantes brasileiros a 13 eventos em setores como o agrícola, avícola, metal-mecânico, têxtil, alimentício, plásticos e de mineração.


 

Patrícia Gomes, Diretora de Mercado Externo da Abimaq, explicou que ações como as apoiadas pelo BMS são bastante estratégicas, pois demonstram a importância do comércio exterior como parte determinante da política externa brasileira. O BMS tem apostado em feiras, no desenvolvimento de estudos de mercado e em rodadas de negócios, aproveitando a demanda por participações internacionais e a mobilidade internacional facilitada.


 

O Programa Brazil Machinery Solutions possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de diversos setores, tais como agrícola, têxtil, de mineração, plásticos e embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países.




 

Foto: Eilis Garvey / Unsplash




 

Leia também:


 

Construção naval em aço responde às novas necessidades logísticas


 

Mobilidade elétrica traz oportunidades para o setor de aços




#Abimaq

#BMS


 



Mais Notícias MM



Anfavea divulga estudo sobre o setor de máquinas autopropulsadas

Levantamento aborda o desempenho de segmentos consumidores de peças usinadas como o de máquinas agrícolas e rodoviárias em 2022 e 2023, e traz projeções para 2024.

04/03/2024


Alta de 59% nas exportações de aço entre 2022 e 2023

Pesquisa apontou aumento das exportações de aços e de outras ligas metálicas a partir de janeiro do ano passado. Empresa brasileira pretende investir em maquinário.

03/02/2023


Aumento de mais de 80% das exportações de sucata ferrosa

Conflito na Europa levou à inatividade de usinas, o que contribuiu para a alta dos preços de insumos para a fabricação de aços.

18/04/2022